Para
celebrar este dia estivemos a explorar
o som de alguns instrumentos (maracas, triângulo, guizeira, pandeireta,
tamborim). Ao som de Vivaldi, acompanhámos a orquestra, de onde também sobressaíram
as vozes (algumas choramingadelas e também gargalhadas). Foi um momento rico em
experiências novas.
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Brincando… com os sons
No dia 1 de outubro comemorou-se o Dia
Mundial da Música.
Neste dia, para além de cantarmos canções
de roda, como é habitual, fomos à descoberta dos sons dos instrumentos e
acompanhámos canções que fomos escolhendo.
Foi muito divertido e adorámos a
experiência!
No dia seguinte, fizemos um desenho ao som
de música clássica.
Etiquetas:
Ano letivo 2015/2016,
Brincar para ser Feliz,
Sala Mista Verde
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Musica para bebés
O que estou a ouvir? Estará alguém a cantar? Será um piano? Uma flauta?
E que música é esta que me faz baloiçar, bater palmas e rir?
Posso brincar com os instrumentos musicais? Que sons virão dali? E cantar? Vou experimentar.
Vamos escutar, baixinho, a canção do BOM DIA? 1...2...3
Mais alto? E agora, mais rápido? Lento...
Sejam bem-vindos ao espaço de Música para Bebés
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Olá a todos
O novo ano começou
Estamos aqui a comemorar
A alegria a todos brindou
Somos felizes a brincar.
Queremos ser borboletas
Ter asas para voar
Ter a vida cheia de cor
Para muita coisa criar.
Etiquetas:
2º ano,
Ano letivo 2015/2016,
Brincar para ser Feliz
Um novo ano letivo
Nós voltamos muito
crescidos,
Voltamos com vontade de
criar.
E para isso é preciso
brincar.
Etiquetas:
4º Ano,
Ano letivo 2015/2016,
Brincar para ser Feliz
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Semana da Mobilidade
Integrado
no projeto “Livro Verde” do projeto curricular da Instituição e na semana
europeia da mobilidade, pretendemos com o nosso “Dia do Caracol” sensibilizar
toda a comunidade familiar e institucional para o uso excessivo do automóvel e
como consequência a sua poluição atmosférica prejudicial à saúde. Gostaríamos
de sensibilizar também para os transportes alternativos aos carros e dar alguns
conselhos “amigos do ambiente”: ande a pé, utilize meios de deslocação não
poluente como a bicicleta ou utilize os transportes públicos.
Durante
toda esta semana realizámos com as crianças atividades de sensibilização sobre
este tema, desde a observação dos sinais de trânsito na “Quinta” e as placas do
“caracol”, leitura de histórias e registos áudio/visual de pequenos filmes (“O
Zé Pimpão” e ”Turbo”), entrega de folhetos aos pais, conversas e realização de
cartazes, muitas mais brincadeiras no exterior e realização de atividades nas estradas
da “Quinta”, terminando com o picnic conjunto com todas as outras salas.
Não se esqueçam, dentro da nossa “Quinta” temos de conduzir devagar, respeitando sempre os sinais de trânsito (20Km/h). Pois, a “Quinta” é um espaço partilhado por todos.
“Devagar, devagarinho como o caracolinho!”
Celebrar o dia do Caracol!
Pintámos o carro … e a mão…
Para fazermos um belo cartaz de
sensibilização!
Espalhámos o doce e enrolámos a massa,
Fizemos caracóis que ficaram uma graça!
Brincámos na rua, fizemos desenhos no chão…
Piquenique na relva, o dia do Caracol foi
uma animação!
Beijinhos do fantástico grupo de crianças
dos 2 anos 1 J
Semana da Mobilidade
Durante
a semana de 21 a 25 de setembro sensibilizámos o grupo para o tema da
mobilidade.
No
Dia do Caracol brincámos com água e areia
Na
quarta feira vimos o filme: Turbo e comemos pipocas.
Na
sexta feira, fomos à internet fazer uma pesquisa sobre o “Zé Pimpão, o acelera”
encontrámos um pequeno filme. Os amigos da sala dos 3 anos viram o filme
conosco.
Semana da mobilidade/Dia do caracol
Esta
temática é considerada como muito importante para a nossa quinta, pois
entendemos que desde pequeninos as nossas crianças devem ser sensibilizadas
para as questões ambientais.
Então,
realizamos em conjunto um placard alusivo ao dia do caracol utilizando várias
técnicas, como desenho, pintura e colagem.
Para
este dia comemorarmos da melhor forma e usufruindo do espaço da nossa quinta,
andámos a passear pelas estradas de quinta, desenhámos o nosso corpo com giz no
chão, andámos de triciclo e até fizemos um piquenique com todas as salas.
Dando as boas vindas ao outono…
…lá
fomos nós, todos contentes, apanhar folhas do outono pelos caminhos da nossa
quinta…descobrimos muitas folhas e com diferentes formas e tamanhos…
…e,
como não podia deixar de ser, brincámos muito e exercitámos bem a parte motora,
pois a Luísa e a Rute fizeram-nos subir pelos caminhos, foi um bocadinho difícil
mas bastante divertido!
Dia do Caracol
Os
meninos da sala dos 5 anos aguardavam este dia com muito entusiasmo e euforia!
Contámos os dias para o grande momento do Dia do Caracol!
Conversámos
em grande grupo sobre o que significa este dia e o que podemos aprender com
ele. Abordámos as regras e sinais de trânsito e até participámos numa
“manifestação” a sensibilizar a comunidade escolar para uma boa condução ao
volante.
Fizemos
uns cartazes para ilustrar tudo aquilo que aprendemos.
Claro
que os pais que não cumpriram as regras de trânsito tiveram de ser multados com
multas originais feitas pelos meninos!
Mas
o melhor de tudo foi poder correr e brincar no meio da estrada sem nos
preocuparmos com o trânsito.
E
para finalizar esta manhã tão divertida, fizemos um piquenique!
Viva
o Dia do Caracol!
Estamos no outono
É
verdade, o outono já chegou e os nossos pequenitos fizeram uma atividade
relacionada com o mesmo.
Manusearam
algumas folhinhas de outono, para sentirem a sua textura.
Alguns
deles mostraram alguma relutância em tocar-lhes, outros amachucaram-nas, outros
ainda rasgaram-nas e outros observaram-nas com muita atenção.
Posto
isto, depois fizeram a impressão de uma das mãos com tinta numa das folhinhas.
Brincando… com a plasticina
Agora
que já nos adaptámos à nova sala e sua equipa, começámos a descobrir o nosso
esquema corporal.
Assim,
e em conversa de grande grupo, identificámos e localizámos as diferentes partes
externas do nosso corpo e fizemos o reconhecimento da nossa identidade sexual.
Agrupámos
os meninos de um lado e as meninas do outro lado e descobrimos, através da
contagem dos elementos de cada conjunto, que o conjunto dos meninos era maior
do que o conjunto das meninas porque tinha mais elementos. Trabalhámos assim as
noções matemáticas de quantidade e grandeza.
De
seguida, tendo como objetivos principais o desenvolvimento da destreza manual,
a realização de composições plásticas individuais e a consolidação de
conhecimentos, representámos a figura humana utilizando plasticina.
Etiquetas:
Ano letivo 2015/2016,
Brincar para ser Feliz,
Sala Mista Verde
Subscrever:
Mensagens (Atom)