quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dia Internacional da música- instrumental Orff e orquestra de bebés

Para celebrar este dia estivemos a explorar o som de alguns instrumentos (maracas, triângulo, guizeira, pandeireta, tamborim). Ao som de Vivaldi, acompanhámos a orquestra, de onde também sobressaíram as vozes (algumas choramingadelas e também gargalhadas). Foi um momento rico em experiências novas.






Brincando… com os sons

No dia 1 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Música.
Neste dia, para além de cantarmos canções de roda, como é habitual, fomos à descoberta dos sons dos instrumentos e acompanhámos canções que fomos escolhendo.





Foi muito divertido e adorámos a experiência!

No dia seguinte, fizemos um desenho ao som de música clássica.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Musica para bebés


O que estou a ouvir? Estará alguém a cantar? Será um piano? Uma flauta?
E que música é esta que me faz baloiçar, bater palmas e rir?
Posso brincar com os instrumentos musicais? Que sons virão dali? E cantar? Vou experimentar.

Vamos escutar, baixinho, a canção do BOM DIA? 1...2...3
            🎵🎶🎼🎵🎶🎼
Mais alto? E agora, mais rápido? Lento...

Sejam bem-vindos ao espaço de Música para Bebés

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Olá a todos

O novo ano começou
Estamos aqui a comemorar
A alegria a todos brindou
Somos felizes a brincar.

Queremos ser borboletas
Ter asas para voar
Ter a vida cheia de cor
Para muita coisa criar.

Um novo ano letivo

Nós voltamos muito crescidos,
Voltamos com vontade de criar.
Nós mostramos como somos felizes,
E para isso é preciso brincar.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Semana da Mobilidade

Integrado no projeto “Livro Verde” do projeto curricular da Instituição e na semana europeia da mobilidade, pretendemos com o nosso “Dia do Caracol” sensibilizar toda a comunidade familiar e institucional para o uso excessivo do automóvel e como consequência a sua poluição atmosférica prejudicial à saúde. Gostaríamos de sensibilizar também para os transportes alternativos aos carros e dar alguns conselhos “amigos do ambiente”: ande a pé, utilize meios de deslocação não poluente como a bicicleta ou utilize os transportes públicos.

Durante toda esta semana realizámos com as crianças atividades de sensibilização sobre este tema, desde a observação dos sinais de trânsito na “Quinta” e as placas do “caracol”, leitura de histórias e registos áudio/visual de pequenos filmes (“O Zé Pimpão” e ”Turbo”), entrega de folhetos aos pais, conversas e realização de cartazes, muitas mais brincadeiras no exterior e realização de atividades nas estradas da “Quinta”, terminando com o picnic conjunto com todas as outras salas.

 Não se esqueçam, dentro da nossa “Quinta” temos de conduzir devagar, respeitando sempre os sinais de trânsito (20Km/h). Pois, a “Quinta” é um espaço partilhado por todos.


“Devagar, devagarinho como o caracolinho!”

Celebrar o dia do Caracol!

Pintámos o carro … e a mão…
Para fazermos um belo cartaz de sensibilização!
Espalhámos o doce e enrolámos a massa,
Fizemos caracóis que ficaram uma graça!
Brincámos na rua, fizemos desenhos no chão…
Piquenique na relva, o dia do Caracol foi uma animação!

Beijinhos do fantástico grupo de crianças dos 2 anos 1 J


Semana da Mobilidade

Durante a semana de 21 a 25 de setembro sensibilizámos o grupo para o tema da mobilidade.
No Dia do Caracol brincámos com água e areia

, andámos pela quinta (sem carros) e observámos os sinais de trânsito, escrevemos com giz no chão
 e, para finalizar um belo piquenique na relva. 

Na quarta feira vimos o filme: Turbo e comemos pipocas. 


Na sexta feira, fomos à internet fazer uma pesquisa sobre o “Zé Pimpão, o acelera” encontrámos um pequeno filme. Os amigos da sala dos 3 anos viram o filme conosco. 

Semana da mobilidade/Dia do caracol

Esta temática é considerada como muito importante para a nossa quinta, pois entendemos que desde pequeninos as nossas crianças devem ser sensibilizadas para as questões ambientais.
Então, realizamos em conjunto um placard alusivo ao dia do caracol utilizando várias técnicas, como desenho, pintura e colagem.

Para este dia comemorarmos da melhor forma e usufruindo do espaço da nossa quinta, andámos a passear pelas estradas de quinta, desenhámos o nosso corpo com giz no chão, andámos de triciclo e até fizemos um piquenique com todas as salas.

Dando as boas vindas ao outono…
…lá fomos nós, todos contentes, apanhar folhas do outono pelos caminhos da nossa quinta…descobrimos muitas folhas e com diferentes formas e tamanhos…
…e, como não podia deixar de ser, brincámos muito e exercitámos bem a parte motora, pois a Luísa e a Rute fizeram-nos subir pelos caminhos, foi um bocadinho difícil mas bastante divertido!




Dia do Caracol


Os meninos da sala dos 5 anos aguardavam este dia com muito entusiasmo e euforia! Contámos os dias para o grande momento do Dia do Caracol!
Conversámos em grande grupo sobre o que significa este dia e o que podemos aprender com ele. Abordámos as regras e sinais de trânsito e até participámos numa “manifestação” a sensibilizar a comunidade escolar para uma boa condução ao volante.
Fizemos uns cartazes para ilustrar tudo aquilo que aprendemos.
Claro que os pais que não cumpriram as regras de trânsito tiveram de ser multados com multas originais feitas pelos meninos!

Mas o melhor de tudo foi poder correr e brincar no meio da estrada sem nos preocuparmos com o trânsito.
E para finalizar esta manhã tão divertida, fizemos um piquenique!
Viva o Dia do Caracol!

Estamos no outono

É verdade, o outono já chegou e os nossos pequenitos fizeram uma atividade relacionada com o mesmo.
Manusearam algumas folhinhas de outono, para sentirem a sua textura.
Alguns deles mostraram alguma relutância em tocar-lhes, outros amachucaram-nas, outros ainda rasgaram-nas e outros observaram-nas com muita atenção.

Posto isto, depois fizeram a impressão de uma das mãos com tinta numa das folhinhas.





Brincando… com a plasticina

Agora que já nos adaptámos à nova sala e sua equipa, começámos a descobrir o nosso esquema corporal.
Assim, e em conversa de grande grupo, identificámos e localizámos as diferentes partes externas do nosso corpo e fizemos o reconhecimento da nossa identidade sexual.
Agrupámos os meninos de um lado e as meninas do outro lado e descobrimos, através da contagem dos elementos de cada conjunto, que o conjunto dos meninos era maior do que o conjunto das meninas porque tinha mais elementos. Trabalhámos assim as noções matemáticas de quantidade e grandeza.
De seguida, tendo como objetivos principais o desenvolvimento da destreza manual, a realização de composições plásticas individuais e a consolidação de conhecimentos, representámos a figura humana utilizando plasticina.