quinta-feira, 25 de novembro de 2010

História do pão


A propósito da semana dos cereais, onde experimentámos um pequeno-almoço buffet, salada de milho, tapioca doce, batata doce e bolachas de aveia …
… pesquisámos também a história do pão e como começamos a comer pão. Assim descobrimos que o pão é dos alimentos mais antigos que conhecemos. Para além de antigo é um alimento que existe no mundo inteiro, embora com características diferentes.
Para “vivermos” um pouco da antiguidade do pão, experimentámos técnicas de representação quase tão antigas como o pão:
Com pedras tiradas directamente das grutas pré-históricas, experimentámos a pintura rupestre:

 Com lamas coloridas a gravura rupestre:

Para percebermos melhor o que é isso dos tubérculos, ouvimos a história do Diabo e do Lavrador, onde o Diabo propõe ao Lavrador uma plantação em conjunto, o homem escolhe plantar batatas e o Diabo achando que engana o homem propõe-lhe dividir a plantação da seguinte forma: “o que nasce para cima da terra é meu, e o que está por baixo da terra é teu”. Como o Diabo não conhecia nada de plantações acabou por ficar com a rama das batatas e o homem com as batatas. De seguida, o Diabo sentindo-se enganado, troca as regras da partilha, e propõe ao homem ficar com o que está debaixo da terra e o homem com o que está por cima da terra, desconhecendo que desta vez o cultivo era de trigo. Assim sendo, levou novamente a pior parte…
“Isto aconteceu porque o Diabo queria enganar e foi castigado”

Desta forma, lembrámos que há alimentos que nascem por cima da terra e outros por baixo da terra, como é o caso dos dois tubérculos que conhecemos, a batata e a mandioca.

Sem comentários:

Enviar um comentário