quinta-feira, 25 de novembro de 2010

S. Martinho e outras histórias

S. Martinho

O dia de S. Martinho chegou com um sol quentinho como nos lembra a lenda, o que nos possibilitou a partilha do Magusto com as outras crianças no exterior da nossa sala. Assim, juntámo-nos todos para comer a boa castanha quentinha. A própria instituição funciona como uma comunidade com diferentes e diversificados espaços e também com pessoas diferentes. O meio envolvente é uma importante fonte de aprendizagens, através destas saídas e encontros com os outros grupos, a criança vai conhecer outras crianças e adultos onde é privilegiado a interacção, comunicação e iniciativa.
Arroz, Massas e Pão

Iniciámos a nossa semana a provar vários tipos de pão: broa de milho, pão de centeio e pão de mistura ao lanche. Gostámos muito de todos, aliás nós adoramos comer pão…e porque temos que cuidar da nossa alimentação iremos implementar uma vez por semana o pão de mistura no lanche dos nossos meninos.
Com arroz e massas realizámos alguns trabalhos de expressão plástica, para também conhecermos estes alimentos antes de serem cozinhados.

Experimentámos batata-doce a acompanhar o almoço, e milho cozido na salada de frango. Como sobremesa comemos tapioca, é parecido com o arroz doce, mas tem umas “bolinhas”…Ao lanche tivemos biscoitos de aveia e leitinho, que delícia!
Torna-se importante experimentar todos estes diferentes tipos de alimentos, pois sabemos que “as crianças não estão dotadas de uma capacidade inata para escolher alimentos em função do seu valor nutricional, pelo contrário, os seus hábitos alimentares são aprendidos através da experiência, da observação e da educação” (In http://www.comportamentoalimentar.pt/).

Sem comentários:

Enviar um comentário