terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

“Vidas diferentes”

O termo não é o mais esclarecedor, mas a ideia e a compreensão estão presentes no que descreve o conceito de biodiversidade (diversidade da natureza viva), pois na semana de 14 a 18 de Fevereiro estivemos todos em sintonia a relembrar o que é isso da biodiversidade, subtema do projecto Eco -Escolas, e divertimo-nos a “viver vidas diferentes”.
Desenvolvemos algumas das actividades que nos foram propostas e fomos explorando-as da forma que mais se adaptava a nós, ora vejam:

Ouvimos a história da viagem da semente, que depois recontámos, escrevemos e ilustrámos.
Ao som da “Primavera” de Vivaldi fomos “transportados no bico de um pássaro, caímos na terra, fomos soprados pelo vento até uma quinta e fomos regados, apanhámos sol e por fim fomos crescendo até que nos transformámos em árvores que dão maçãs, as macieiras. Os meninos apanhavam as maçãs e comiam-nas, deixando cair o caroço que era levado no bico de um pássaro...”

Com um saco cheio de sementes, explorámos muitos conceitos matemáticos, como tamanho, forma, quantidade, igual, diferente, dentro, fora, numeração...
Encontrámos 9 conjuntos diferentes e ainda construímos uma tabela numérica.
Ouvimos uma história sobre o peixe Pardinho e debatemos o tema da poluição dos rios e mares, chegando à conclusão que a “natureza é de todos” e que devemos tratar bem dela. Para levarmos o som do mar para casa construímos uns lindos “paus-de-chuva” que “fazem mesmo como as ondas”. Para não esquecermos a importância de manter a Natureza limpa, construímos o fundo do mar habitado por muitos animais...
Por fim, pensámos nas dificuldades que alguns animais passam para encontrar alimentos e aceitámos com bom gosto a ideia de construir comedouros para os pássaros, que espalhámos pela Quinta.
Agradecemos a todos os que com muito empenho organizaram esta semana

Sem comentários:

Enviar um comentário