terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sentir para descobrir

No outro dia apareceram na nossa sala umas bolas muito estranhas, ficámos logo muito curiosos e fomos ver…
Eram pequenas, amarelas, fofinhas, macias e sabiam a … mesmo depois de algumas provas não conseguimos descobrir, fica para a próxima!
Fomos transformando as bolas misteriosas em muitas coisas: “pizas”, “cobras”, “luvas”, “pulseiras”… pondo as nossas mãos em movimento e descobrindo muitas coisas que elas são capazes de fazer. Fomos ficando cada vez mais interessados naquele novo material tão curioso e divertido.


Quando apertávamos com mais força a bola deixava de ser uma bola e agarrava-se às mãos, quanto mais puxávamos mais a bola se agarrava, alguns meninos não gostaram muito da sensação mas todos se divertiram muito…
Aqui fica mais um exemplo simples para diversificar as actividades e materiais das nossas crianças, sempre curiosas e interessadas em coisas novas. É mais uma oportunidade para colocar o corpo a mexer e os sentidos a descobrir. Aqui fica a receita das “bolas misteriosas” para quem quiser experimentar aí por casa: farinha, água, corante alimentar da cor que preferir e umas gotas de óleo. Boas descobertas.

Sem comentários:

Enviar um comentário