quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Sentido do Olfato

    Dedicámos a semana passada ao sentido do olfato. Começamos por realizar o “Jogo dos Cheiros”, com os olhos vendados tentámos identificar e adivinhar qual o elemento que nos era dado a cheirar. Desde café, canela, chocolate, vinagre, água, perfume, creme, acetona, açafrão e até erva-doce nós cheirámos. Ah, surpresa, havia um que não cheirava a nada! A água, pois então!
    Depois em expressão plástica realizámos pinturas com cheiro e utilizámos a canela, açafrão e chocolate em pó para pintar. Hum, este último até apetecia provar mas esse é outro sentido que iremos falar mais à frente.



    Aproveitando estes dias de sol de inverno fomos passear pela nossa “Quinta” e descobrir os diferentes cheiros com o nosso sentido do olfato.
    Fomos à horta e cheirou-nos a terra…na relva respirámos bem com o nosso nariz…passámos pelo ginásio e cheirava a meninos a fazer educação física…no galinheiro a “cocó” das galinhas…nos troncos cheirava a eucalipto…depois começou-nos a cheirar a comida e fomos de seguida à cozinha onde cheirava a batatas fritas para o nosso almoço…ainda passámos pelo canteiro das ervas aromáticas e descobrimos os cheiros da hortelã, salsa e dos coentros…vimos poucas flores, pois ainda estamos no inverno, mas conseguimos cheirar os malmequeres amarelos. Descobrimos e identificámos várias sensações e percepções através do sentido do olfato.



1 comentário:

  1. Deve ter sido uma semana bastante divertida, dentro e fora da sala... Bom trabalho!
    ZS

    ResponderEliminar