quinta-feira, 31 de maio de 2012

Brincar com a Matemática

Fomos ao Museu da Criança (Afonso) e fomos brincar com os números (Samira), com a Matemática. (Francisca)

O Xico Mateus era um menino que não queria fazer contas. (A. Raquel) Ele queria jogar à bola (Guilherme B.) e jogar no computador. (Raquel) O Xico Mateus era preguiçoso. (Madalena)

A mãe disse ao Xico Mateus ir buscar à loja uma dúzia de ovos (Inês) e uma dezena de laranjas. (André Dias) Mas trouxe oito ovos e não trouxe laranjas. (Inês) A mãe do Xico Mateus ralhou com ele e deu-lhe uma palmada no rabo. (Margarida) O Xico Mateus foi para o quarto jogar computador e acabou por adormecer. (Gabriel)

O Espírito da Matemática entrou (André Fernandes) e abriu o livro da Matemática. (Lia) O Espírito mostrou as páginas (Filipa) com coisas de Matemática: (André Dias) as formas geométricas (André Dias), as flores (Inês), quebra-cabeças (Francisca), algarismos (Beatriz A.) e as contas. (Afonso e Guilherme B.)

Aprendemos lengalenga do quadrado (Inês), do triângulo (Samira) e do rectângulo. (Bárbara)



Eu sou o quadrado

Bonito de mais

Tenho 4 lados

Todos iguais.



Eu sou o triângulo

Tenho 3 biquinhos

De chapéu eu sirvo

Para os palhacinhos.



Eu sou o rectângulo

Cresci mais de um lado

Para fazer inveja

Ao Sr. quadrado.



No fim cantámos e ficámos a saber que temos 20 dedos. (Todos)
 
 
 
 

 Transição para o 1.º Ciclo

No passado dia 21 de Maio (2.ª feira) realizou-se uma formação para pais, cujos filhos irão fazer a transição do pré-escolar para o 1.º Ciclo.

Agradecemos a presença e a partilha de ideias dos pais.

No entanto, deixamos aqui algumas ideias importantes para a transição desta nova fase.

● A entrada para a escola do 1.º Ciclo não deve aparecer à criança de repente e sem qualquer explicação. É preciso prepará-la para a mudança.

● É importante que a criança perceba que a mudança decorre, do facto de ela estar crescida e capaz de transitar para um ciclo onde se aprendem coisas novas, adaptadas à sua idade.

● É fundamental dar a perceber à criança que a entrada para o 1.º Ciclo é uma conquista por tudo aquilo que ela já é capaz de fazer.

● Fale-lhe também de todas as coisas importantes que ela vai aprender: a ler, a contar, a escrever e a fazer novos amigos.

● Quanto mais optimistas e confiantes estiverem os adultos com a mudança, mais optimistas e motivadas estarão as crianças com este passo tão importante das suas vidas.

● Acompanhe a criança no primeiro dia de escola, tal como em todos os momentos em que esteve presente na vida do seu filho. Mostre-se seguro, entusiasmado e orgulhoso. Pois, não é todos os dias que um filho nosso para o 1.º Ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário