Paul
Jackson Pollock foi um pintor americano, que pintava com a tela colocada no
chão para “se sentir dentro do quadro”. Pollock respingava a tinta sobre a
tela, os pingos que escorriam formavam traços harmoniosos que pareciam
entrelaçar-se na superfície da tela elaborando verdadeiras obras de arte. Com
este artista surge a pintura de acção e de movimento (action painting). Também os
nossos meninos pintaram no chão na rua sobre o sol da primavera, e salpicando
pingos de tinta que “voavam” em movimento sobre o papel criaram um painel muito
bonito e harmonioso.
Semana da Biodiversidade
No
âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade e integrado no nosso Projecto Eco
Escola realizámos a Semana da Biodiversidade tentando sensibilizar crianças e
famílias para a riqueza e fragilidades da Natureza. Na nossa sala vimos e
ouvimos a história de José Saramago “A maior flor do Mundo”, conversámos e
chegámos à conclusão que cada um de nós tem o dever de cuidar e proteger a
natureza, tal como o menino cuidou e regou a “maior flor do mundo”.
A MAIOR FLOR DO MUNDO de JOSÉ SARAMAGO recontada pelas crianças:
“O pai do menino foi escavar e
tirou uma árvore pequenina” – M. M.
“O menino viu bichinho” – D. A.
”…E foi pôr numa caixinha” – C.
H.
“Que tinha buraquinhos para ele
respirar” – X. C.
O pai e o menino foram para
casa ao lado do rio” – M. R.
“O menino quis mostrar o
bichinho à mãe” – D. C.
“…mas eles não viram” – M. S.
“Porque estavam virados de
costas” – X. C
“…e foram fazer outra coisa” –
X. C.
“O menino abriu a caixa e o
bichinho voou” – E. S.
“Ao lado da casa do menino
tinha obras e máquinas a trabalhar” – B. M.
“Depois o menino saiu e foi até
ao rio” – X. C.
“…e ele viu o bichinho e foi
atrás dele” – S. P.
“Ele não conseguia atravessar o
rio” – M. M.
“E foi pela floresta” – C. H.
“Ele viu muitas flores” – F. S.
“…e borboletas, e correu atrás delas”
– R. S.
“Depois ele viu a flor
“murchada” – X. C.
“Porque não tinha água” – D. A.
“Porque os senhores fizeram uma
obra com as máquinas” – X. C.
“…e “tava” tudo destruído” – B.
M.
“O menino ficou triste” – M. T.
“…e foi a correr buscar água ao
rio para a flor” – A. C.
“E quase que pisava o bichinho
que estava no chão” – M. S.
“Depois a planta começou a
crescer” – C. H.
“…e cresceu muito” – B. M.
“…e a flor olhou para o sol” –
B. M.
“A flor ficou tão grande” – J.
P.
“Depois uma pétala da flor caiu
e tapou o menino porque “tava” de noita e frio e ele dormiu no chão ao pé da
flor” – M. M.
“Os pais foram buscar o filho”
– X. C.
“…e viram a flor tão grande
porque o menino tinha regado ela” – B. M.
“Depois todas as pessoas foram
ver a flor e pensaram que temos que regar e tratar das flores senão elas podem
morrer” – B. M.
“Esta flor cresceu muito porque
é a Flor Maior do Mundo deste livro” – X. C.
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