quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Histórias com música



 Foi com muita atenção que ouvimos a história do “coelho Mariano” (vs. História do “coelhinho branco”) e a história do “rei Curro” (vs. história do” principe com orelhas de burro”) contadas pela Sílvia e acompanhadas à guitarra pelo Simão.
 

Participação das famílias
Já começámos a receber a visita dos pais, a propósito do tema anual “Crescer com histórias”; a primeira visita foi a dos pais da Catarina que nos contaram a história “O ouriço cacheiro sai de casa”.
Em seguida fizemos lindos desenhos sobre a história.
Ainda nos deixaram na sala uma outra história “Dom leão e Dona catatua” que vimos em DVD, e está contada em língua gestual. Este foi também um momento de aprendizagem pois ficámos a saber que os meninos que não conseguem ouvir podem conhecer as histórias contadas por gestos.
A propósito disto descobrimos que sabemos descodificar alguns gestos que habitualmente usamos.
Semana das histórias
Iniciámos esta semana o intercâmbio com algumas colegas da nossa comunidade educativa.
Na 2ª feira a Rute (da sala dos 4 anos) veio contar-nos a história (poema) “Xadrez”.

 A gata gatinha, branca como a farinha e o gato gatão preto como o carvão tiveram filhinhos todos aos quadradinhos. Com dobragens e desenhos fizemos lindos trabalhinhos.
Da sala mista laranja veio a Vanda contar a história do “Nabo gigante”. Com alguns adereços a Vanda “transformou-se” em velhinha, o Manuel em marido da velhinha, a Madalena “transformou-se” em vaca malhada, a Margarida e a Leonor     Santos “transformaram-se” em porquinhos barrigudos, a Leonor Soares, o Diogo e a Carolina “transformaram-se” em gatos pretos, a Marta M. a Leonor Cruz, a Catarina e a Matilde Castro “transformaram-se” em galinhas, o Rodrigo, o Simão,  o Dinis, a Mariana e o Afonso “transformaram-se” em patos  bravos, a Irina, a Alexandra, a Glória, a Leonor Marcelino e a Carla e Carmo “transformaram-se”  em  pássaros. E todos juntos fizemos parte da história e ajudámos a velhinha am apanhar o nabo gigante para fazer a sopinha que comemos ao almoço.



Sem comentários:

Enviar um comentário