quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Histórias de Fantasia

Começamos este nosso trimestre com a introdução das “Histórias de Fantasia” no nosso tema anual “Crescer com Histórias”. A fantasia nos contos é fundamental para as crianças, uma vez que ajudam a lidar com sentimentos como a ansiedade ou o medo de uma forma lúdica e divertida. Neste mundo de fantasia, o lobo sai derrotado ou a bruxa má tem um final infeliz. A criança desenvolve os seus sentimentos, emoções e aprende a lidar com estas sensações.

Esta semana vimos um teatrinho de “dedoches” dos “3 Porquinhos e o Lobo Mau”.
 
 
Continuamos com a participação dos pais na nossa sala e têm cá chegado histórias muito bonitas e aconchegantes como foi a história “Mãe” de Rita Ferro ou “Ainda Nada”. Esta última deu continuidade à atividade da horta onde fomos plantar alfaces, couves, aipo, alho francês, cebola… com a ajuda dos pais. Ora vejam como está bonita a nossa horta, agora temos que continuar a cuidar dela e a regar quando não chover.


“O método fonomímico Paula Teles permite às crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de actividades lúdicas e divertidas. São materiais que ensinam a sério…brincando…As crianças observam as imagens de cada “Animal-Fonema”, ouvem e cantam as suas “Histórias-Cantilenas” e mimam os respectivos gestos. Assim, descobrem com prazer a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto. Tem como objectivo ensinar as competências básicas necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita – a consciência fonológica e a correspondência: fonema-grafema.
Na nossa sala aprendemos a canção do “I” e descobrimos algumas palavras que começam pela letra I: Inês, iguana, igreja, Isaac, Ivo, ilha, ioiô, inverno e índio. Aprendemos também a canção da Inês:
“A Inês viu uma iguana gordinha, gordinha… mas, que grande língua tinha…i i i i i…”
 

Sem comentários:

Enviar um comentário