Esta semana vimos um teatrinho de
“dedoches” dos “3 Porquinhos e o Lobo Mau”.
Continuamos com a participação dos pais na
nossa sala e têm cá chegado histórias muito bonitas e aconchegantes como foi a
história “Mãe” de Rita Ferro ou “Ainda Nada”. Esta última deu continuidade à
atividade da horta onde fomos plantar alfaces, couves, aipo, alho francês,
cebola… com a ajuda dos pais. Ora vejam como está bonita a nossa horta, agora
temos que continuar a cuidar dela e a regar quando não chover.
“O método fonomímico Paula Teles permite às
crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização
de actividades lúdicas e divertidas. São materiais que ensinam a
sério…brincando…As crianças observam as imagens de cada “Animal-Fonema”, ouvem
e cantam as suas “Histórias-Cantilenas” e mimam os respectivos gestos. Assim,
descobrem com prazer a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do
alfabeto. Tem como objectivo ensinar as competências básicas necessárias à
aprendizagem da leitura e da escrita – a consciência fonológica e a
correspondência: fonema-grafema.
Na nossa sala aprendemos a canção do “I” e
descobrimos algumas palavras que começam pela letra I: Inês, iguana, igreja,
Isaac, Ivo, ilha, ioiô, inverno e índio. Aprendemos também a canção da Inês:
“A Inês viu uma iguana gordinha, gordinha…
mas, que grande língua tinha…i i i i i…”
Sem comentários:
Enviar um comentário