quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Aprender a classificar e seriar


“É a partir da consciência da sua posição e deslocação no espaço, bem como a relação e manipulação de objectos que ocupam num espaço, que a criança pode aprender o que está longe e perto, dentro, fora e entre, aberto e fechado, em cima e em baixo. É através destas experiências que a criança começa a encontrar princípios lógicos que lhe permitem classificar e seriar objectos, coisas e acontecimentos de acordo com uma ou mais propriedades, de forma a poder estabelecer relações entre eles”. In Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
Esta semana trabalhamos estas noções matemáticas com a história dos 3 ursos, (classificámos os objectos da história e seriámos por tamanhos) e na atividade de expressão plástica.
Expressão Plástica
Através da história “O Ponto” e “O livro sobre desenho” aprendemos sobre cor, forma, tamanho, contorno, dentro e fora, grande e pequeno, linhas e pontos, círculos, quadrados…ora vejam que lindos trabalhos ficaram.

Letra U
As histórias desta semana centraram-se à volta do “Urso” e até fomos “À caça do Urso” com uma corda de trapos e “reste…restolha, chape, chapinha, pé ante pé, chegámos à caverna do urso mas depois toca a voltar pelo mesmo caminho até casa. Aprendemos também a cantilena da letra U: “O Ulisses ouviu os ursos e ficou com soluços…u…u…u”.


Sem comentários:

Enviar um comentário