quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Visita ao Museu da cidade


Fomos visitar o museu da cidade (Martim) de Lisboa (Mariana R.).
A Estela foi a senhora que nos foi acompanhar (Dúnia) e, levou-nos a uma sala (Leonor S.) onde estava um papel grande (Francisco), era um quadro (Dúnia) onde estava um pastor a pastar ovelhas (Francisco) e tinha um castelo (Leonor S.) o castelo de S. Jorge (Dúnia); tinha um mar (Leonor S.) era o rio Tejo (Bárbara); tinha umas paredes grandes (Francisco) que protegiam as casas (Tiago) chamam-se muralhas (Martim) e, tinha muitas laranjeiras (Catarina)
Era um quadro da altura dos Mouros (Íris) e era da cidade de Lisboa (Dúnia) a Estela disse que antes se chamava Lixbuna (Dunia).
Nesta altura as pessoas calçavam “babuskas” nos pés (Mariana F.), vestiam jalabas (Leonor S.) e usavam turbantes na cabeça (Martim).
Depois fomos para uma tenda grande ouvir uma história (Salvador) “As mil e uma noites na cidade de Lisboa” e, a esta história misturava a história do Ali Babá e os quarenta ladrões (Afonso e Tiago), do génio da lâmpada (Leonor S.) e da Sherazade (Mariana R.).
 Na história entrava a princesa Karin (Mariana R.), o Ali namorado da Karin (Francisco), o Iusef que era irmão do Ali (Dúnia), os maus (Alexandre) que eram os 40 ladrões (Tomás) e os outros (Sebastião).
A história tinha músicas marroquinas (Dúnia).
Depois fizemos uns fantoches, muito engraçados para levarmos para casa.
Projeto “Cantigas da Roda” 
Com o objetivo de vivenciar e potenciar relações de grupo através de cantigas de roda, desenvolvemos a aprendizagem de uma nova cantiga e dança: “Teresinha de Jesus”
Construção de “o jogo dos números”
“As crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivencias do dia a dia.” In Orientações curriculares para o pré escolar

Então, com a ajuda de tampas de plástico, reutilizadas, decidimos fazer um jogo. Em cada tampa escrevemos um número (de 0 a 9), depois colocámos num saco e, cada um de nós tirava uma tampa e identificava o número e tirava as peças de lego correspondentes ao número da tampa, ora vejam…
Depois fizemos o mesmo jogo mas, desta vez fazendo conjuntos de cores…

Sem comentários:

Enviar um comentário