Esta
semana ouvimos a história “Pê de Pai” de Isabel Minhós Martins, e descobrimos o
“pai cavalinho”, “pai avião”, “pai carrossel”, “pai doutor”, “pai despertador”,
“pai colchão”, “pai sofá”…
Estruturação
temporal
“É
através da vivência do tempo, em que diferentes momentos se sucedem ao longo do
dia, que a criança constrói a noção de tempo. As atividades inerentes à
organização do tempo, como saber quem está ou quem falta, preencher um quadro
de presenças…são alguns dos exemplos do quotidiano do jardim de infância que
podem ser explorados no sentido da aprendizagem da matemática” In Orientações Curriculares para o Pré
Escolar.
Na
nossa sala, diariamente colocamos o dia da semana, cantamos a canção dos dias
da semana em que cada dia que corresponde a uma cor, colocamos o cartão do
tempo atmosférico e recitamos o poema da estação do ano. Querem aprender? Quem
escreveu esta poesia das estações do ano foi o José Jorge Letria, aqui fica a
quadra do Inverno: “Aprendi os modos
Do bicho mais terno
Um cão de peluche
Com frio de Inverno”.
Quando
preenchemos o quadro das presenças, temos que saber onde está o nosso nome e
pintar com a cor correspondente do dia da semana. Aprendemos também o poema de
cada mês. Quem veio à escola marca uma bolinha, depois de vermos quem falta um
dos amigos marca uma cruz a quem não veio à escola. Os amigos mais crescidos
ajudam os mais pequeninos quando é preciso.
Sem comentários:
Enviar um comentário