quarta-feira, 20 de março de 2013

Pê de PAI


Esta semana ouvimos a história “Pê de Pai” de Isabel Minhós Martins, e descobrimos o “pai cavalinho”, “pai avião”, “pai carrossel”, “pai doutor”, “pai despertador”, “pai colchão”, “pai sofá”…
Estruturação temporal
“É através da vivência do tempo, em que diferentes momentos se sucedem ao longo do dia, que a criança constrói a noção de tempo. As atividades inerentes à organização do tempo, como saber quem está ou quem falta, preencher um quadro de presenças…são alguns dos exemplos do quotidiano do jardim de infância que podem ser explorados no sentido da aprendizagem da matemática” In Orientações Curriculares para o Pré Escolar.
Na nossa sala, diariamente colocamos o dia da semana, cantamos a canção dos dias da semana em que cada dia que corresponde a uma cor, colocamos o cartão do tempo atmosférico e recitamos o poema da estação do ano. Querem aprender? Quem escreveu esta poesia das estações do ano foi o José Jorge Letria, aqui fica a quadra do Inverno: “Aprendi os modos
             Do bicho mais terno
             Um cão de peluche
             Com frio de Inverno”.

 
Quando preenchemos o quadro das presenças, temos que saber onde está o nosso nome e pintar com a cor correspondente do dia da semana. Aprendemos também o poema de cada mês. Quem veio à escola marca uma bolinha, depois de vermos quem falta um dos amigos marca uma cruz a quem não veio à escola. Os amigos mais crescidos ajudam os mais pequeninos quando é preciso.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário