“Não
se “ensina” matemática às crianças. O que devemos fazer é colocá-las em
situação de, por si mesma, poder construir, ao seu nível, as primeiras
estruturas logico-matemáticas. (…) Num primeiro contacto com os Blocos Lógicos
a criança usa-os como jogos de construção, tomando como referência a
experiência que tem da realidade.”
In “Aprender a
matemática de forma lúdica”
Estivemos
a trabalhar com figuras geométricas, descobri-las na sala, em objetos
conhecidos… e, após o manuseamento das mesmas fomos “trabalhar” com os blocos
lógicos e descobrimos várias diferenças:
·
As figuras geométricas (Bárbara)
o
O círculo (Santiago)
o
O triângulo (Francisco)
o
O quadrado (Leonor S.)
o
O retângulo (Dúnia)
·
As cores (Catarina):
o
Amarelo (Joana)
o
Azul (Leonor Sam.)
o
Vermelho (Martim)
·
A espessura (Sebastião):
o
Fino (Daniel)
o
Grosso (Tiago)
·
O tamanho (Carolina)
o
Pequeno (Carlota)
o
Médio (Afonso)
o
Grande (Pedro)
Depois
com os blocos lógicos, cada um de nós, foi fazer uma construção a seu gosto,
foi muito engraçado! Descobrimos que conseguimos fazer muitas coisas com a
junção destas “peças”.
Ida à horta…
Fomos
até à nossa horta e, já tínhamos muitas favas e ervilhas para apanhar…
Levámo-las
para a nossa sala e estivemos a descascá-las para as podermos comer ao almoço…
Sem comentários:
Enviar um comentário