quarta-feira, 22 de maio de 2013

Blocos lógicos…



“Não se “ensina” matemática às crianças. O que devemos fazer é colocá-las em situação de, por si mesma, poder construir, ao seu nível, as primeiras estruturas logico-matemáticas. (…) Num primeiro contacto com os Blocos Lógicos a criança usa-os como jogos de construção, tomando como referência a experiência que tem da realidade.”
In “Aprender a matemática de forma lúdica”

Estivemos a trabalhar com figuras geométricas, descobri-las na sala, em objetos conhecidos… e, após o manuseamento das mesmas fomos “trabalhar” com os blocos lógicos e descobrimos várias diferenças:
·         As figuras geométricas (Bárbara)
o   O círculo (Santiago)
o   O triângulo (Francisco)
o   O quadrado (Leonor S.)
o   O retângulo (Dúnia)
·         As cores (Catarina):
o   Amarelo (Joana)
o   Azul (Leonor Sam.)
o   Vermelho (Martim)

·         A espessura (Sebastião):
o   Fino (Daniel)
o   Grosso (Tiago)
·         O tamanho (Carolina)
o   Pequeno (Carlota)
o   Médio (Afonso)
o   Grande (Pedro)
Depois com os blocos lógicos, cada um de nós, foi fazer uma construção a seu gosto, foi muito engraçado! Descobrimos que conseguimos fazer muitas coisas com a junção destas “peças”.

Ida à horta…
Fomos até à nossa horta e, já tínhamos muitas favas e ervilhas para apanhar…

Levámo-las para a nossa sala e estivemos a descascá-las para as podermos comer ao almoço…

Sem comentários:

Enviar um comentário