Juntos as regras da sala estamos a definir,
Para que todos as tentemos cumprir.
A brincar é mais fácil aprender,
Estruturar o pensamento e crescer!
Começámos por o nome identificar,
Para depois no lugar certo o colocar.
Agora as presenças já estamos a marcar,
E a noção de tempo começamos a fomentar.
Começámos a preencher uma tabela de dupla
entrada a que chamamos: Mapa das Presenças; pois a partir
de situações do quotidiano é possível desenvolver o pensamento lógico
matemático. Neste momento alguns
de nós ainda precisam de ajuda no seu preenchimento, mas a maioria já o faz de
forma quase autónoma. O nosso mapa é mensal e tem como objetivo ajudar as
crianças a entenderem a cadência dos dias, semanas, meses, iniciando também a
contagem, permitindo realizar comparações, por exemplo, no final do dia
contabilizamos as presenças e comparamos se hoje as crianças são em maior ou
menor número que ontem. Este quadro possibilita ainda que as crianças
identifiquem o seu nome bem como os dos colegas. Algumas crianças já reconhecem
e escrevem o seu nome. Introduzimos ainda outro quadro, o dos registos, de modo
a fomentar mais uma vez o contacto com a matemática e a iniciação à leitura e à
escrita. É também assim que trabalhamos a matemática, porque se as crianças se
sentirem envolvidas nas atividades, as mesmas tornam-se mais significativas
para elas.
Beijinhos do fantástico grupo
de crianças da sala mista verde J
Aprendi uma canção nova com a minha catraia:
ResponderEliminarBom dia, Bom dia,
Bom dia minha gente
É dia de ir à escola
Por isso estou contente!
Escusado será dizer que este ano fica sempre a choramingar de manhã para deixar a mamã de coração apertadinho e depois diverte-se muito com os amigos!