quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fase de adaptação, alguma confusão e muita animação!

Juntos as regras da sala estamos a definir,
Para que todos as tentemos cumprir.
A brincar é mais fácil aprender,
Estruturar o pensamento e crescer!

Começámos por o nome identificar,
Para depois no lugar certo o colocar.
Agora as presenças já estamos a marcar,
E a noção de tempo começamos a fomentar.

Começámos a preencher uma tabela de dupla entrada a que chamamos: Mapa das Presenças; pois a partir de situações do quotidiano é possível desenvolver o pensamento lógico matemático. Neste momento alguns de nós ainda precisam de ajuda no seu preenchimento, mas a maioria já o faz de forma quase autónoma. O nosso mapa é mensal e tem como objetivo ajudar as crianças a entenderem a cadência dos dias, semanas, meses, iniciando também a contagem, permitindo realizar comparações, por exemplo, no final do dia contabilizamos as presenças e comparamos se hoje as crianças são em maior ou menor número que ontem. Este quadro possibilita ainda que as crianças identifiquem o seu nome bem como os dos colegas. Algumas crianças já reconhecem e escrevem o seu nome. Introduzimos ainda outro quadro, o dos registos, de modo a fomentar mais uma vez o contacto com a matemática e a iniciação à leitura e à escrita. É também assim que trabalhamos a matemática, porque se as crianças se sentirem envolvidas nas atividades, as mesmas tornam-se mais significativas para elas.


 




Beijinhos do fantástico grupo de crianças da sala mista verde J

1 comentário:

  1. Aprendi uma canção nova com a minha catraia:

    Bom dia, Bom dia,
    Bom dia minha gente
    É dia de ir à escola
    Por isso estou contente!

    Escusado será dizer que este ano fica sempre a choramingar de manhã para deixar a mamã de coração apertadinho e depois diverte-se muito com os amigos!

    ResponderEliminar