sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Faz de conta, rabiscos e garatujas

Brincar ao faz de conta promove um momento único de desenvolvimento, no qual a criança exercita na sua imaginação, a capacidade de planear, de imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação.
É através da brincadeira que a criança consegue comunicar com o mundo do adulto, adquirindo autocontrolo, autoestima e autoconfiança, levando-a a agir de maneira mais ativa para que vivencie experiências de tomada de decisões, como por exemplo, comer sozinho, vestir-se, fazer amigos, entre outros.
O brincar ao faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois a brincar ela vivencia situações da vida real, podendo assim, compreendê-las melhor.


As garatujas ou rabiscos são os primeiros traços que a criança produz na tentativa de representar o mundo. Fá-lo livremente e é algo muitas vezes incompreensível para os adultos. No entanto, estes são importantes na exploração do traço, da criatividade e da expressão emocional.
Os rabiscos fazem parte do desenvolvimento infantil, da motricidade fina, da escrita, da representação do mundo, da confiança em si e da formação da personalidade. Tal como todas as outras descobertas da criança, o desenhar é uma arte que vai desenvolvendo através da interação com o mundo e com outros desenhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário