“(...)
as rotinas da creche, a alimentação, o sono, a higiene... funcionam como eixos
globalizadores, em torno dos quais se deve articular a ação educativa da
creche.”
(Marchão, 1998, p. 11)
As situações de rotina constituem momentos privilegiados
de interação adulto/ criança, durante as quais o adulto pode conversar com a
criança, criar, jogar, falar, sorrir, estabelecendo uma relação afetuosa com
cada criança, uma vez que cada uma delas é única e tem necessidades diferentes.
De carácter individualizado e flexível, as rotinas são
também momentos de trocas intensas e de aprendizagens significativas, em que se
promove a independência e a autonomia.
O acolhimento, a mudança da fralda, as refeições e o
repouso, fazem parte de uma rotina diária organizada que deve ser mantida,
sendo, no entanto flexível, tendo em atenção as necessidades de cada criança,
respeitando os diferentes ritmos, hábitos e preferências de cada criança.
Estas rotinas proporcionam à criança segurança,
orientam a sua ação, pois vão progressivamente adquirindo uma noção de tempo e
de espaço e percebendo a sequência dos vários acontecimentos diários.
Cada vez mais, estamos a
adaptar-nos à nossa rotina da Creche e assim sentimo-nos mais seguros e
confiantes.
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