quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arte no mais puro sentido

Falando dos tempos mais primórdios da arte, reportámono-nos à época  dos nossos antepassados. Foi o que aconteceu na nossa sala esta semana. Falámos sobre a pintura rupestre. Improvisámos uma “caverna” na nossa sala e com 2 tipos de terra criámos as nossas tintas com as quais executamos verdadeiras obras de arte.



Tomem nota das respostas das crianças acerca da actividade realizada:

Falámos de pintura rupestre (Joana e Ana Sofia). É pintura com folhas (Francisco). É pintura nas paredes (Tiago Silva) das grutas (Guilherme). Pintámos com a terra (Maria e André). Pintámos animais (Henrique). Usámos a terra escura para desenhar e a terra clara para pintar (Angelina).Pintámos as mãos (Afonso).Pintámos com os dedos (Sofia F. e Isaac).


Em plena semana da alimentação, fomos convidados pelos nossos amigos da sala mista verde a assistir à projecção de uma história sobre bons hábitos alimentares.
A história chamava-se :” A horta do senhor lobo” e contava a história de um lobo vegetariano, imaginem só. Esta história além de nos ensinar bons hábitos alimentares, fala também de partilha e entreajuda, valores que nunca são demais lembrar.

O Duarte presenteou-nos com um lindo ramo de castanheiro e aproveitámos para falar mais um pouco do outono e suas características. Depois todos tentámos desenhar o ramo de castanheiro, com as suas folhas e ouriços. Ficaram bem bonitos os nossos desenhos. Obrigado Duarte pela partilha.



Também aprendemos conceitos matemáticos, com material não estruturado (palhinhas), tais como; cor, contagem  e realizamos algumas operações numéricas (adições e subtracções).
Cantámos uma canção duma formiguinha que nos ensina partes do corpo humano.
Iniciámos o uso das novas tecnologias, com um jogo bem engraçado onde se constroem caras com legumes (caras cocineras), se puderem dêem uma espreitadela.

1 comentário: