quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ainda o outono

Esta semana ouvimos mais uma história de outono sobre uma menina que a todo o custo tentava colar na árvore as folhas de outono que caiam. Eis o registo das nossas crianças sobre a história:

“A menina pôs cola nas folhas e elas caíram com o vento” (Mariana). “A Marta tentou pôr cola nas folhas e não funcionou” (Maria). “A Marta pôs laços nas folhas” (Mª Eduarda). “A menina queria brincar com as folhas ” (Daniel). “A menina ia caindo nas folhas” (Sofia). “As folhas caíam da árvore” (Isaac). “A menina pôs adesivo nas folhas” (Angelina). “A menina estava a saltar e a brincar ao pé coxinho” (Matias). “As folhas caem” (Rafael). “As folhas caíam no chão” (Tiago G.). “As folhas caem” (Leonor). “As folhas caíam da árvore” (Soraia). “A Marta tentou pôr laços nas folhas” (Joana). “ As folhas iam caindo da árvore” (Guilherme). “A menina tentou colar com fita cola e não dava” (Lara).

Inspirados nesta história, construímos a nossa árvore do outono.


Realizou-se também esta semana, a nossa reunião de pais e no final desta foi lançado aos pais um desafio: ajudarem na elaboração do placar de aniversários da nossa sala no âmbito do tema anual (descobrir pela arte). Para que tal fosse possível, todas as crianças trabalharam com afinco, pintando frutos de outono, folhas e flores para serem colados pelos pais numa foto de perfil do respetivo filho(a), um pouco à imagem de Arcimboldo (artista plástico italiano).
No dia seguinte só queria que vissem o entusiasmo destas crianças que depararam com a surpresa que os pais lhes tinham deixado.
Para que ninguém ficasse triste, as crianças cujos pais não puderam estar presentes, levaram para casa uma capa com o material necessário para poderem realizar com os pais esta mesma actividade.

Agradeço a todos a participação e o bom momento que se vivenciou.

Ainda no final da semana houve tempo para mais uma surpresa.


Foi levada para a sala uma caixa cujo conteúdo as crianças tentaram adivinhar, descobrindo finalmente que lá dentro estava um gatinho de peluche e foi assim que ouviram a história: “Um gato dentro de uma caixa de sapatos”, através da qual aprenderam a identificar e a representar o número 1.

Os nossos finalistas continuam muito empenhados nas suas atividades, tendo aprendido além do grafismo e escrita da letra u, a alguns conceitos matemáticos (operações numéricas) através dos “Dons de Froebel”.

Sem comentários:

Enviar um comentário