Esta
semana ouvimos mais uma história de outono sobre uma menina que a todo o custo
tentava colar na árvore as folhas de outono que caiam. Eis o registo das nossas
crianças sobre a história:
“A
menina pôs cola nas folhas e elas caíram com o vento” (Mariana). “A Marta
tentou pôr cola nas folhas e não funcionou” (Maria). “A Marta pôs laços nas
folhas” (Mª Eduarda). “A menina queria brincar com as folhas ” (Daniel). “A
menina ia caindo nas folhas” (Sofia). “As folhas caíam da árvore” (Isaac). “A
menina pôs adesivo nas folhas” (Angelina). “A menina estava a saltar e a
brincar ao pé coxinho” (Matias). “As folhas caem” (Rafael). “As folhas caíam no
chão” (Tiago G.). “As folhas caem” (Leonor). “As folhas caíam da árvore”
(Soraia). “A Marta tentou pôr laços nas folhas” (Joana). “ As folhas iam caindo
da árvore” (Guilherme). “A menina tentou colar com fita cola e não dava”
(Lara).
Inspirados
nesta história, construímos a nossa árvore do outono.
Realizou-se
também esta semana, a nossa reunião de pais e no final desta foi lançado aos
pais um desafio: ajudarem na elaboração do placar de aniversários da nossa sala
no âmbito do tema anual (descobrir pela arte). Para que tal fosse possível,
todas as crianças trabalharam com afinco, pintando frutos de outono, folhas e
flores para serem colados pelos pais numa foto de perfil do respetivo filho(a),
um pouco à imagem de Arcimboldo (artista plástico italiano).
No
dia seguinte só queria que vissem o entusiasmo destas crianças que depararam
com a surpresa que os pais lhes tinham deixado.
Para
que ninguém ficasse triste, as crianças cujos pais não puderam estar presentes,
levaram para casa uma capa com o material necessário para poderem realizar com
os pais esta mesma actividade.
Agradeço
a todos a participação e o bom momento que se vivenciou.
Ainda
no final da semana houve tempo para mais uma surpresa.
Foi
levada para a sala uma caixa cujo conteúdo as crianças tentaram adivinhar,
descobrindo finalmente que lá dentro estava um gatinho de peluche e foi assim
que ouviram a história: “Um gato dentro de uma caixa de sapatos”, através da
qual aprenderam a identificar e a representar o número 1.
Os nossos finalistas
continuam muito empenhados nas suas atividades, tendo aprendido além do
grafismo e escrita da letra u, a alguns conceitos matemáticos (operações
numéricas) através dos “Dons de Froebel”.
Sem comentários:
Enviar um comentário