quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pacovska e Kandinski

Depois de termos observado e comentado uma imagem de uma artista plástica (Pacovska), onde estava representado o rosto humano, lançámos mãos à obra e foi a nossa vez de mostrarmos os nossos dotes de artistas. Eis o registo da nossa observação desta obra:
É uma cara (Maria e Ana Sofia). Parece chinesa por causa dos olhos (Duarte).Tem uma boca (Mariana).Estou a ver um nariz ao pé dos olhos (Francisco).Tem 2 olhos (Tiago G.).Estou a ver uma cara branca (Duarte).Tem sobrancelhas (André). Tem pestanas (Guilherme).Tem verde nos lábios (Matias).O nariz é vermelho (Daniel).Tem olhos (Sofia).Os olhos têm uma bolinha preta (Henrique).Tem um dente (Soraia). O quadrado é preto (Guilherme).O nariz é um rectângulo (Angelina). A bolinha dos olhos é um círculo (Henrique).


Depois fizemos mais uma aula de movimento, desta vez com bolas, onde trabalhámos o esquema corporal e as noções espaciais.



Falando de formas e inspirados na obra de Kandinski, falámos da forma circulo e reproduzimo-los a nível plástico.


Interrogados acerca do que é um círculo, as crianças responderam:
É uma coisa que parece uma roda (Isaac).É uma forma que não tem bicos (Guilherme).É uma roda (André).Não tem bicos porque é redondo (Angelina). É uma forma geométrica (Duarte).É redondo (Henrique).É uma coisa que é à roda (Daniel).
Coisas que nos fazem lembrar círculos:
Um volante e os botões (Duarte).A cara (Joana).As bolas (Matias e Leonor). Os pneus (Angelina). Uma roda (André).Os olhos (João).A laranja (Guilherme).A cabeça (Mariana).Os joelhos (Duda).As tampas da tinta (Maria).Os pufes (Lara).A lua cheia (Isaac).Uma bola de basquete (Ana Sofia). Uma bola de bowling (Daniel).Os buraquinhos do nariz (Henrique).

Os nossos finalistas continuam a ter os seus momentos em que realizam atividades de preparação para o 1º ciclo. Vemo-los aqui a trabalhar um material de matemática (tangram).

Sem comentários:

Enviar um comentário