quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Artes variadas, aprendizagens diversificadas

Emergência da escrita
Tal como referem as Orientações Curriculares (Ministério da Educação, 2002), “vivendo num meio em que contactam com a linguagem escrita, as crianças, desde muito pequenas, por volta dos 3 anos, sabem distinguir a escrita do desenho” (p. 69) e começam a tentar imitar a escrita. Consequentemente, pelas imitações que a criança vai fazendo do código escrito, esta apercebe-se das suas caraterísticas e vai criando o desejo de escrever algumas palavras, que muitas vezes são o seu nome, ou dos amigos, que lhe possibilitam fazer comparações e evoluírem nas suas concepções sobre o funcionamento da escrita. Assim, gradualmente, as crianças “poderão compreender que o que se diz se pode escrever, que a escrita permite recordar o vivido, mas constitui um código com regras próprias” (p. 70).
Sempre que temos um espacinho ao longo do nosso dia sentamo-nos um pouco para brincar com as letras e tentamos fomentar a emergência da escrita, nomeadamente na imitação do seu nome.
Pintura de grupo ao som de “Outono” de Vivaldi
A música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. A influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável, mesmo se o contato com a mesma for feito apenas por apreciação, isto é, não tocando um instrumento, mas simplesmente ouvindo com atenção (percebendo as nuances, entendendo a forma da composição), os estímulos cerebrais são igualmente bastante intensos.
Ao som de “Outono” de Vivaldi, explorámos ritmos, materiais e espaço. Trabalhámos em equipa, cooperámos e respeitámos o próximo. Foi uma atividade bem divertida!




Beijinhos do fantástico grupo de crianças da sala mista verde J

Sem comentários:

Enviar um comentário