Emergência
da escrita
Tal como referem as Orientações Curriculares
(Ministério da Educação, 2002), “vivendo
num meio em que contactam com a
linguagem escrita, as crianças, desde muito
pequenas, por volta dos 3 anos, sabem distinguir a
escrita do desenho” (p. 69) e
começam a tentar imitar a escrita. Consequentemente, pelas imitações que a
criança vai fazendo do código escrito, esta apercebe-se das suas caraterísticas
e vai criando o desejo de escrever algumas palavras, que muitas vezes são o seu
nome, ou dos amigos, que lhe possibilitam fazer comparações e evoluírem nas
suas concepções sobre o funcionamento da escrita. Assim, gradualmente, as
crianças “poderão compreender
que o que se diz se pode escrever, que a escrita permite
recordar o vivido, mas constitui um código com regras próprias” (p. 70).
Sempre que temos um espacinho ao longo do nosso
dia sentamo-nos um pouco para brincar com as letras e tentamos fomentar a
emergência da escrita, nomeadamente na imitação do seu nome.
Pintura de grupo ao som de “Outono” de Vivaldi
A música é uma linguagem
universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. A influência da
música no desenvolvimento da criança é incontestável, mesmo se o contato com a
mesma for feito apenas por apreciação, isto é, não tocando um instrumento, mas
simplesmente ouvindo com atenção (percebendo as nuances, entendendo a forma da
composição), os estímulos cerebrais são igualmente bastante intensos.
Ao som de “Outono” de Vivaldi, explorámos ritmos, materiais e espaço.
Trabalhámos em equipa, cooperámos e respeitámos o próximo. Foi uma atividade
bem divertida!
Beijinhos do fantástico grupo
de crianças da sala mista verde J
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