quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Diferentes ou iguais?

Esta semana trabalhamos a identidade pessoal e a aceitação da diferença. A propósito, ouvimos a história do elefante “Elmer”.
“É a história de um elefante (Matias) de muitas cores” (Duarte).
“O Elmer abanou o arbusto com frutos cor de elefante para ficar da cor dos outros elefantes” (Angelina, Matias e Duarte).
“Um elefante estava às cores” (André).”Ele pintou-se de cinzento para ser igual aos outros” (Matias).
“Quando a nuvem apareceu, a chuva tirou-lhe a tinta” (Francisco)
“A chuva levou a tinta” (Francisca)
“O elefante era aos quadrados” (Tiago S.)
“O elefante estava farto de ser às cores” (Joana)
“Ele pregava sempre partidas aos outros” (Angelina)
“Saiu a tinta ao elefante”(Carolina)
“Os elefantes da mesma cor estavam juntos” (Ana Sofia)
“O elefante estava a abanar a árvore para ser cinzento” (Maria Eduarda)
“Os elefantes pintaram-se às cores” (Guilherme)
“Os elefantes estavam pintados com estrelas e quadrados” (Lara)
“Os frutos cinzentos caíram no chão e ele esfregou-se” (Maria)
“O elefante chamava-se Herman”(Elmer)(Duarte)
Cada criança pintou 2 Elmer: um com o seu corpo aos quadrados coloridos e outro como a imaginação entendeu (corações, riscas, etc)
Com esta história pretendeu-se dar a entender às crianças que apesar de sermos todos diferentes uns dos outros todos somos importantes e especiais, precisamente por isso.

Ouviram além desta, a história “Somos todos diferentes” e no final cada criança descreveu as suas características físicas, o que gostavam mais em si e os seus gostos.
Gosto de: ”brincar” (Duarte, Tiago S., Mariana, Tiago G e João);”jogar basquete” (Matias);”dançar” (Joana e Leonor); andar” (Sofia F.); “nadar”(Isaac e Francisco);”tocar flauta”(André);”dançar ballet” (Maria Eduarda);”nadar e mergulhar na piscina”(Maria);”jogar à bola”(Daniel, Henrique e Francisca);”tocar piano”(Carolina); ”pintar”(Lara); ”ver um livro”(Ana Sofia); ”fazer jogos”(Guilherme); ”andar de bicicleta”(Angelina); ”brincar na rua”(Rafael); ”ir à piscina”(Soraia); ”andar na praia”(Afonso).
Ainda a propósito do mesmo tema, foram colocadas à disposição das crianças várias flores todas diferentes e cada um teve de falar sobre a flor escolhida, chegando à conclusão que apesar de serem todas diferentes cada uma delas era especial.

Depois de termos ouvido a história: ”Alinhas?” colámos e pintámos linhas verticais.

Demos ainda esta semana inicio ao projeto:”viagens com arte” e o ratinho Mateus foi para casa do Daniel. Esperamos ansiosos pela próxima semana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário