quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A brincar, importantes conceitos podemos explorar!



As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.” (Piaget)

A lateralidade corporal traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo, capacitando-o a utilizar um lado com maior desembaraço. Por vezes, o que acontece é a confusão da lateralidade com a noção de direita e esquerda, que está envolvida com o esquema corporal. As crianças podem ter a lateralidade adquirida, mas não saberem qual é o seu lado direito e esquerdo, ou vice-versa. No entanto, todos os fatores estão intimamente ligados, e quando a lateralidade não está bem definida, é comum que possam ocorrer problemas na orientação espacial, dificuldade na discriminação e na diferenciação entre os lados do corpo e uma incapacidade de seguir a direção gráfica.

Através da percepção do esquema corporal, a criança adquire uma maior consciência do seu corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe assim uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.

Através do jogo “twister” o corpo pudemos exercitar,
E de forma lúdica e divertida explorar:
A nossa lateralidade e esquema corporal.
Acreditem que afinal não nos saímos nada mal!

Beijinhos do fantástico grupo de crianças da sala mista verde J






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