“As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da
simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios
que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.” (Piaget)
A lateralidade corporal
traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé,
do mesmo lado do corpo, capacitando-o a utilizar um lado com maior desembaraço. Por vezes, o que acontece é a confusão
da lateralidade com
a noção de direita e esquerda, que está envolvida com o esquema corporal. As
crianças podem ter a lateralidade adquirida,
mas não saberem qual é o seu lado direito e esquerdo, ou vice-versa. No
entanto, todos os fatores estão intimamente ligados, e quando a lateralidade não está bem definida, é comum que
possam ocorrer problemas na orientação espacial, dificuldade na discriminação e
na diferenciação entre os lados do corpo e uma incapacidade de seguir a direção
gráfica.
Através da percepção do esquema corporal,
a criança adquire uma maior consciência do seu corpo como meio de comunicação consigo
mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe assim
uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da
afetividade.
Através do jogo “twister” o corpo pudemos exercitar,
E de forma lúdica e divertida explorar:
A nossa lateralidade e esquema corporal.
Acreditem que afinal não nos saímos nada mal!
Beijinhos do fantástico grupo
de crianças da sala mista verde J
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