quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Devagar, devagarinho como o caracolinho

Ao longo da semana passada festejámos a semana da mobilidade, que tem como principal objetivo levar cada um de nós a pensar soluções mais sustentáveis na utilização dos recursos, nomeadamente no que se refere ao uso do automóvel.
Começámos por conhecer o nosso planeta, a terra, e as boas práticas que devemos desenvolver de modo a mante-la limpa e um sítio “bom” para vivermos. Depois de debatermos o tema construímos um bonito cartaz cheio de “coisas boas” para a terra, como os barcos à vela, bicicletas, autocarros, flores…
Assistimos ao filme “Zé Pimpão, o acelera” e fizemos o registo. Mais uma vez vimos que é muito importante andar devagar para não haver acidentes, em todos os lugares e sobretudo na nossa Quinta onde estão tantas crianças a brincar!
A obra de arte que escolhemos para ilustrar a semana foi “O Caracol” de Henri Matisse e depois de a observarmos com atenção e descobrirmos diversas cores, tamanhos e formas, deitámos mãos à obra e construímos nós mesmos o nosso caracol:
Fechámos a semana com o dia do caracol, e a propósito do bicharoco ouvimos a história “O caracol que descobriu a importância da lentidão”, escrita por Luís Sepúlveda e ilustrada pelo português Paulo Galindro, e também nós fizemos deliciosas ilustrações:
Na sexta feira, os carros não entraram na Quinta, simbolizando a necessidade de todos nós pensarmos em modos alternativos, menos poluentes, de locomoção, e os nossos meninos aproveitaram a valer!

Sem comentários:

Enviar um comentário