quinta-feira, 23 de outubro de 2014

As crianças e a musica

Uma criança nasce com determinado nível de aptidão musical. Esse nível muda de acordo com a qualidade do seu ambiente musical, formal e informal, até a criança atingir os nove anos de idade.
(...) As crianças têm uma fase de desenvolvimento da aptidão musical desde o nascimento até aos 9 anos e uma fase de estabilização da aptidão musical, dos nove anos em diante.
A aptidão musical é uma espécie de fome. O desempenho musical é a satisfação dessa fome. A maioria das pessoas acostumou-se a ouvir e usar expressões do tipo capacidade, talentoso, dotado, mas estas palavras só confundem a questão, obscurecendo a importância da distinção que deve ser feita entre aptidão musical e desempenho musical. Enquanto o desempenho musical é racional e, fundamentalmente, ocorre no cérebro, a aptidão musical é espontânea e ocorre, fundamentalmente, nas células e nos genes, isto é, no corpo inteiro.
Edwin Gordon, Teoria de Aprendizagem Musical. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian 2000.

Na nossa sala já tínhamos estado a explorar alguns instrumentos musicais e a “brincar” com os sons mas, na semana passada, a “brincadeira” foi mais séria e tocámos dois tipos de instrumentos musicais- as clavas e os tubos musicais.
Descobrimos que os tubos musicais têm cores diferentes e que essa diferença corresponde a notas musicais diferentes.
Nós só usámos 4 das 7 cores diferentes e que correspondiam ao MI, ao SOL, ao RÉ e ao DÓ para acompanhar uma canção que nos fala dessas mesmas notas musicais.
As clavas marcaram dois tipos de batimentos: a pulsação e o compasso.
E depois de tudo explicado e compreendido foi a vez de nos divertirmos e cantarmos a canção:
Dó, ré mi, a Mimi,
Mi, fá, sol, pelo sol,
Fá mi ré, vai a pé,
Mi, ré dó, não tem popó.
Dó, ré, mi, eu cozi,
Mi, fá, sol, um pão mole,
Fá mi, ré, p’ró café,
Mi, ré dó, da minha avó.






2 comentários:

  1. Obrigada Sandra! Mas que mais-valia os nossos meninos da sala verde estão a ter. E como musica é alegria... sejam felizes :) beijinhos para todos da família Santos Martinho

    ResponderEliminar