sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tema Anual: Descobrir pela Arte 2

Para este ano letivo de 2014/2015 a equipa pedagógica decidiu manter o mesmo tema anual: “Descobrir pela Arte”. Enquanto no ano anterior o tema centrou-se em torno do conhecimento de “Eu, do outro e do mundo”, no presente ano será dado destaque aos vários tipos de Arte: Literatura, Cinema, Fotografia, Pintura, Escultura, Arquitetura, Teatro, Música e Dança distribuídos pelos 3 períodos letivos.
Este tema é desenvolvido de forma transversal a todas as áreas de desenvolvimento e a todos os grupos da Instituição, possibilitando a cada sala adaptar e desenvolver os conteúdos de acordo com a idade, interesses e necessidades do grupo.
Assim até Dezembro iremos debruçar-nos sobre Literatura, Cinema e Fotografia.

Na sala temos ouvido muitas histórias e esta semana assistimos a um espectáculo sobre o livro “Afinal o Caracol”, espectáculo de promoção da leitura para crianças, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões.


“A história de um caracol, das cócegas que ele fazia, de como ele virava e girava, e de como acabou por não cair.
Brincamos com as palavras. São o nosso brinquedo favorito. Brincamos com a música das palavras, com a leveza das palavras, com o tamanho das palavras, com a pressa e a lentidão das palavras e também… com o silêncio.”IN Andante Associação Artística. http://www.andante.com.pt/?page_id=29)


Na semana passada também fomos até à sala dos Bebés 1 onde assistimos ao filme “Artur faz Arte” do livro de Patrick McDonnell, depois na nossa sala pintámos com aguarelas que ficaram verdadeiras obras de arte!



Ao ver este filme e pintar com aguarelas, as crianças desenvolveram a sua criatividade e imaginação, utilizaram materiais e uma técnica diferente de expressão plástica que lhes permitiu deixar as suas “marcas”…”rabiscos”…as suas “intenções” e “pensamentos” e tudo isto são enormes DESCOBERTAS e APRENDIZAGENS.



Sem comentários:

Enviar um comentário