quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A importância da literatura na infância


A literatura infantil encanta e cativa a criança, de uma maneira fantástica e indiretamente, facilita a aceitação dos medos, das perdas, a conhecer o amor e o valor de uma amizade.
Segundo Gabriel Chalita (2003, p. 10) "Sem o passaporte mágico, dessas narrativas, é difícil conceber viagens, aventuras, temores, medos e receios imaginários fundamentais ao nosso desenvolvimento intelectual e emocional''.
Daí a necessidade da criança conviver com a literatura infantil. A literatura infantil estimula o consciente e o subconsciente fazendo com que a criança tenha oportunidade de sonhar e de viver a realidade com outros olhos. A leitura é essencial para a construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético da criança como ser humano.
Segundo Bettelheim (1980, p. 20) a literatura, enquanto diverte a criança, possibilita também a imaginação e desenvolve o potencial crítico e reflexivo.
É, por meio da literatura que a criança desperta uma nova relação com diferentes sentimentos e visões de mundo, adequando assim, condições para o desenvolvimento intelectual e a formação de princípios individuais para medir e codificar os próprios sentimentos e ações, ela passa a sentir mais confiança em si própria, mudando o modo de pensar e agir, criando e dominando a sua emoção e sua imaginação.
A literatura infantil traz uma lição de vida de forma imaginária, contribuindo para a formação da criança no processo de construção da sua personalidade. Ela é um dos meios mais eficazes no desenvolvimento da linguagem e na formação da criança.
No entanto, ler e ouvir histórias não é um ato passivo, mas um caminho onde se encontra inúmeras possibilidades de se trabalhar com a criança na educação infantil. A criança aprende desde cedo, que a linguagem dos livros tem as suas próprias convenções, e que as palavras podem criar mundos imaginários para além do mundo real.
A literatura infantil tem como ferramenta fundamental, despertar na criança o hábito saudável de se ouvir histórias, pois é nesta fase que se tornam prováveis leitores.

Trabalhar a literatura não é só ler ou ouvir…
… é ir à horta plantar as couves depois de ouvir a história: “O Coelhinho Branco”.





E, todos em conjunto construímos um placar sobre a história.


… é ouvir a história: “O Rabo do Rato” e fazermos manteiga. Aprendemos que o leite vem da vaca. E o gato queria beber uma pinga de leite, então aprendemos o que se pode fazer com o leite. Como as natas derivam do leite fizemos manteiga e colocámos uma pitada de sal.


Ao lanche comemos pão saloio com manteiga. Cada um de nós barrou a manteiga no pão. 

… é, também contactar com o autor destas histórias. Na sexta feira passada tivemos o privilégio de estar com o escritor António Torrado. 




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