domingo, 30 de novembro de 2014

A importância do puzzle para o desenvolvimento da criança

Os puzzles são um dos brinquedos que contribui para melhorar a experiência educacional das crianças. Ajudam-nas a desenvolver e a melhorar o raciocínio, a perceber relações “ do todo com a parte” e aumentam a perceção visual e espacial.
Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de tópicos como o alfabeto, os animais, os números, as cores, reconhecimento de formas, os veículos de transportes, entre outros.


Os puzzles são também uma forma divertida de melhorar a perícia e as capacidades motoras das crianças. Estas capacidades serão muito importantes na altura da criança aprender a escrever, e elas começam a desenvolver estes processos muito antes de saberem segurar num lápis. O ato de pegar e agarrar nas peças do puzzle e colocá-las nos sítios certos irá ajudá-las no desenvolvimento dessas capacidades motoras. O facto de a criança manipular as peças para ver se encaixam ajuda ainda a reforçar os seus processos de coordenação óculo-manual. 
Os puzzles podem ser feitos pela criança sozinha, no entanto, se forem feitos em conjunto com outras crianças são uma grande ferramenta para promover a cooperação.


Sem comentários:

Enviar um comentário