“A expressão dramática é um meio de descoberta
de si e do outro, de afirmação de si próprio na relação com o(s) outro(s) que
corresponde a uma forma de se apropriar de situações sociais. Na interacção com
outra ou outras crianças, (…) os diferentes parceiros tomam consciência das
suas reacções, do seu poder sobre a realidade, criando situações de comunicação
verbal e não verbal.” (Ministério da Educação, 1997:59)
Segundo
Piaget (1951), “As crianças progridem
através de estádios de brincar funcional, avançando para o brincar simbólico e
de seguida para o sóciodramático.
Segundo Moyles “O brincar sóciodramático pode favorecer as habilidades de linguagem e
de desempenho de papéis […]” (2006:27), promovendo também a socialização, o
desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
Esta
semana dramatizámos a história dos 3 porquinhos usando como material de suporte
os fantoches.
De
seguida estivemos a contar as casas dos porquinhos e a fazer a subtracção de
cada vez que o lobo soprava uma casa, explorando assim noções de matemática
(subtração).
Finalmente,
observámos as casas e descobrimos de que materiais são feitas. Demos então a
nossa opinião sobre qual a casa mais frágil e qual a mais forte.
Com
esta atividade fizemos a ponte para dar início à arquitetura (subtema do nosso
tema anual).
Mais uma actividade muito apreciada pela Patanisca! Não é que num dia destes foi buscar os seus dedoches e resolveu contar à mãe uma história, fazer um teatro como ela disse. É muito engraçado as histórias que inventam e a forma como aplicam os conhecimentos que a vossa equipa lhes transmite. Obrigada. :)
ResponderEliminarEm nome da equipa, agradeço os comentários que vai deixando sempre.
EliminarÉ ótimo termos o vosso feedback.