sábado, 14 de março de 2015

A arte de dramatizar


“A expressão dramática é um meio de descoberta de si e do outro, de afirmação de si próprio na relação com o(s) outro(s) que corresponde a uma forma de se apropriar de situações sociais. Na interacção com outra ou outras crianças, (…) os diferentes parceiros tomam consciência das suas reacções, do seu poder sobre a realidade, criando situações de comunicação verbal e não verbal.” (Ministério da Educação, 1997:59)

Segundo Piaget (1951), “As crianças progridem através de estádios de brincar funcional, avançando para o brincar simbólico e de seguida para o sóciodramático.
 Segundo Moyles “O brincar sóciodramático pode favorecer as habilidades de linguagem e de desempenho de papéis […]” (2006:27), promovendo também a socialização, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
Esta semana dramatizámos a história dos 3 porquinhos usando como material de suporte os fantoches.





De seguida estivemos a contar as casas dos porquinhos e a fazer a subtracção de cada vez que o lobo soprava uma casa, explorando assim noções de matemática (subtração).
Finalmente, observámos as casas e descobrimos de que materiais são feitas. Demos então a nossa opinião sobre qual a casa mais frágil e qual a mais forte.

Com esta atividade fizemos a ponte para dar início à arquitetura (subtema do nosso tema anual).  

2 comentários:

  1. Mais uma actividade muito apreciada pela Patanisca! Não é que num dia destes foi buscar os seus dedoches e resolveu contar à mãe uma história, fazer um teatro como ela disse. É muito engraçado as histórias que inventam e a forma como aplicam os conhecimentos que a vossa equipa lhes transmite. Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nome da equipa, agradeço os comentários que vai deixando sempre.
      É ótimo termos o vosso feedback.

      Eliminar