quinta-feira, 24 de março de 2016

Brincadeiras espontâneas

Temos um Parque com baloiços, escorregas e balancés…mas basta-nos um montinho de folhas secas para iniciarmos uma verdadeira brincadeira com os amigos…
E primeiro que tudo…folhas pelo ar…
 Agrupar…separar…classificar…formar conjuntos…encontrar novos materiais como os paus, as bolotas…trabalhando o raciocínio lógico-matemático.

Estabelecendo relações sociais, saber estar com o outro, respeitar decisões e propostas dos outros, partilhar e observar a alegria nos sorrisos e gargalhadas.

Descobrindo novas maneiras de brincar com as folhas…vamos para a casinha…”aqui é gelados…quem quer comer?”

“O Brincar permite desenvolver a criatividade, a imaginação, superar desafios, a partilha pela alegria, a colaboração e respeito pelos outros, a descoberta das várias possibilidades que podem ter os objetos e materiais, a exploração de interesses, a complexificação da ação, a avaliação do risco, o que podem fazer ou não, a alegria do sucesso, do ser capaz.”

In “O Brincar nas Práticas Pedagógicas em Educação de Infância”, Gabriela Portugal no Centro Social S. João das Lampas, 7 de março 2016.

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