No
âmbito da semana da mobilidade falámos sobre os meios de transporte que as
crianças conheciam e dividimo-los por poluentes e não poluentes.
Mas o que é isto de poluição?
Posta
esta questão passamos para uma experiência.
Imaginem que nós somos carros!...
Imaginem que nós somos carros!...
Para
a grande maioria dos carros andarem precisam de gasolina/gasóleo.
Agora vamos fazer de conta que somos carros e que o nosso combustível é uma olha de papel que se vai rasgando e deixando cair para o chão à medida que andamos pela sala (estrada).
Agora vamos fazer de conta que somos carros e que o nosso combustível é uma olha de papel que se vai rasgando e deixando cair para o chão à medida que andamos pela sala (estrada).
Depois
de todos “estacionarem os seus carros” observámos o estado em que ficou a sala.
Estava cheia de papéis no chão que correspondiam à poluição que não conseguimos
ver mas que está no ar que respiramos.
Para
registar a experiência e a título de conclusão desenhámos dois planetas Terra,
pintámos e desenhámos os meios de transporte que tínhamos registado e
dividimo-los em dois grupos: poluentes e não poluentes.
Aqui
fica o resultado do estado do planeta Terra consoante o tipo de transportes que
utilizamos no dia a dia.
As
conclusões a que chegámos foram:
-
Os carros fazem muito fumo (André);
-
O fumo dos carros vai para o céu e o planeta Terra fica todo poluído (Beatriz);
-
O planeta Terra fica todo sujo (Rodrigo) e com a poluição nós ficamos sujos no
nariz (Frederico) e na pele (Rodrigo).
Sem comentários:
Enviar um comentário