quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A Primeira Visita de Estudo


A nossa primeira visita de estudo, deste ano letivo, foi ao Museu da Marioneta. E lá descobrimos vários tipos de marionetas e não só…

Fomos ao Museu da Marioneta. (Todos) Vimos marionetas (Martim C.) e aprendemos coisas de marionetas, o que antes existia, (Margarida) e a mexer em marionetas. (Diogo A.) As marionetas mexem-se com pauzinhos e com os fios. (Eduardo) 

 E também com o dedo indicador, com o polegar e com o pai de todos (dedo médio) (Martim G. e Bianca) – estas são marionetas – fantoches.
Precisamos de luz (Maria Guedes) para vermos. (Diogo F.) As sombras são pretas, mas também podem ser coloridas. (Salvador) Quando são pretas precisamos de paredes brancas. (Margarida)
No Museu aprendemos histórias com as marionetas. (Bianca) Começámos pela Tailândia (Martim V.) com a história do rei dos macacos e o demónio das dez cabeças e dos vinte braços. (Todos)
A seguir foi a China, o rei queria a sua ladie Li de volta e chamou um feiticeiro. (Salvador)
No Mali em África conhecemos um pássaro – calu (Martim C.), as pessoas imitam o pássaro. Para esta marioneta precisam de quatro pessoas. (Todos)
A história de Portugal (Matilde R.) era do rei D. Dinis e da rainha D. Isabel. Esta história passou-se em Coimbra. (Maria Guedes) A rainha dava pão aos pobres e o rei um dia foi atrás dela e perguntou o que tinha debaixo do manto e ela disse que era rosas. (Todos) 

E por fim a história de D. Quixote. D. Quixote gostava muito de ler e lia livros sobre matar monstros e salvar princesas. Encontrou o moinho, achou que era um monstro. Foi até lá e as pás bateram-lhe na cabeça e o sr. do burro ajudou-o. (Diogo A.)
E no final da visita fomos ver as marionetas inspiradas no conto – Alice no Pais das Maravilhas.


Bolo de Maçã
E porque falámos do Outono e dos frutos de há nesta época do ano, aproveitámos e fizemos um bolo de maçã para o nosso lanche. Ainda o comemos morninho… soube tão bem!

Receita:
4 chávenas de farinha
3 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
6 avos
Maçã a gosto
Canela a gosto



Sem comentários:

Enviar um comentário