quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Matemáticos e Cientistas de Outono


                          



“O outono já chegou” (R.S.)…“ e fomos apanhar folhas”(M.M.) “…do outono, ali na relva”(G.B.S.) “apanhámos também bolotas e paus”(A.P.) “apanhámos as folhas do outono”(T.P.) “foi ali na rua, elas “tavam” no chão”(R.S.) “e fizemos os conjuntos aqui na sala”(H.P.) “eu fiz o conjunto dos paus e fizemos uma bola à volta dos paus” (M.B.V.) “foi com a caneta, fizemos um círculo”(L.S.) “é para ser um conjunto”(G.R.) “tínhamos que fechar a bola (o conjunto)” (M.B.) “e depois contámos as folhas do conjunto” (A.L.) “para sabermos quantas eram” e depois fizeste os números (M.B.V.) “apanhámos muitas folhas castanhas” (L.G.) “o conjunto maior é das folhas castanhas” (M.B.V.) “apanhámos mais folhas castanhas” (M.S.V.) “porque é outono” (B.J.) “e as folhas caíram das árvores” (J.C.) “as folhas caem no chão” (H.P.) “porque é outono, tu não sabes?” (M.B.V.) “é porque estavam velhinhas” (H.P.) “foi o vento do outono que assoprou” (B.S.) “…com muita força” (T.P.) “o conjunto mais pequeno é o conjunto das folhas verdes” (M.B.) “eram só 3…1, 2, 3” (M.M.) “a seguir era o das bolotas” (B.S.) “as folhas castanhas, algumas eram diferentes” (L.G.) “não são iguais” (M.B.V.) “umas são mais longas” (M.S.V.) “…e outras assim…bicudas” (H.P.) “as folhas das árvores são verdes, olha ali (janela)“ (C.G) “depois ficam castanhas quando caem das árvores” (M.S.V.) “porque mudam de cor” (G.B.S.) “porque o vento assoprou e vai para o chão e muda de cor”(G.B.S.)  “a minha água da piscina muda de cor quando está de noite”(G.B.S.) “as folhas mudam de cor por causa do sol” (P.P.) “…mudam de cor e elas ficam castanhas”(B.S.).
Vamos fazer uma experiência, como os cientistas?


Observação e Hipóteses
“A taça é transparente” (M.S.V.) “porque é de vidro” (B.J.) “parece que é um espelho” (C.G.) “porque dá para ver” (T.P.) “dá para ver a imagem” (C.G.) “é transparente” (M.M.).
“Fomos apanhar 2 folhas verdes, ali da árvore da rua” (R.S.) “e as outras castanhas apanhámos no chão” (B.S.) “agora partimos as folhinhas aos bocadinhos” (T.P.) “agora vamos pôr água” (L.S.) “também parece álcool” (M.B.V.) “parece água mas não é” (T.P.) “achamos nós que a taça das folhas verdes vai ficar verde” (M.B.V.) “e aqui vai ficar castanha” (H.P.) “vamos mexer” (B.J.) “e a cor aparece” (M.B.V.) “mas a cor se calhar não vai aparecer já” (M.S:V.) “temos que esperar” (T.B.) “para ver o que acontece” (T.P.) “cheira só a álcool” (P.P.) “tá” a ficar de outra cor” (L.G.)
Conclusões
“O álcool estava transparente” (B.J.) “e agora está a ficar verde porque foi as folhas verdes com o álcool que fica verde” (R.S.) “esperámos e já está de outra cor” (A.P.) “e aquela “tá” a ficar da cor castanha” (B.J.) “ foi mesmo uma experiência, não é?” (M.B.V.).


3 comentários:

  1. Alquimistas! Depois aplicam as técnicas adquiridas em casa :)

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, Muitos Parabéns a toda esta Excelente Equipa, por este e todo o trabalho magnífico que têm vindo e continuam a desenvolver!
    Denota-se todos os dias e cada vez mais, o carinho, a dedicação e o Amor empregue, no desenvolvimento da nossa filha Leonor Silva.
    Muito Gratos,
    Os Pais,
    Paula Cristina e Bruno Silva. <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  3. Todos os dias aqui venho e admiro o lindo desenvolvimento de todas as crianças , embora aguardo o dia que a sala dos 4 anos 2 tambem compartilhe fotos para acompanharmos tambem, o meu muito obrigado.

    ResponderEliminar