O
desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é fundamental na idade
pré-escolar, pois é desde muito cedo que a criança se depara com situações no
seu quotidiano que a levam a desenvolver noções matemáticas de forma natural e
espontânea. A criança vai espontaneamente construindo noções matemáticas a partir
das vivências do dia a dia.
“As oportunidades variadas de
classificação e seriação são fundamentais para que a criança vá construindo a
noção de número, como correspondente a uma série (número ordinal) ou a uma
hierarquia (número cardinal).”
Orientações
Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 1997, p. 74
A
aquisição do conceito de número e/ ou quantidade é muito importante, porque o
conceito de número exige a construção mental abstrata de quantidade. O conceito
de número deve ser adquirido durante a idade pré-escolar e envolve
competências, como a contagem. Para que esta capacidade se desenvolva, é
importante que a criança consiga entender que a cada objeto corresponde apenas
um número.
À
medida que vai desenvolvendo o conceito de número, a criança vai sendo capaz de
pensar nos números sem contactar com os objetos. Vai estabelecendo relações e
comparações entre números e começa a raciocinar sobre essas relações e a
explorar diferentes representações de um mesmo número. E com o passar do tempo,
aprende a fazer representações dos problemas ou até de os realizar mentalmente
sem necessidade de objetos físicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário