quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Conceito de Número



O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é fundamental na idade pré-escolar, pois é desde muito cedo que a criança se depara com situações no seu quotidiano que a levam a desenvolver noções matemáticas de forma natural e espontânea. A criança vai espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia a dia.

“As oportunidades variadas de classificação e seriação são fundamentais para que a criança vá construindo a noção de número, como correspondente a uma série (número ordinal) ou a uma hierarquia (número cardinal).”

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 1997, p. 74

A aquisição do conceito de número e/ ou quantidade é muito importante, porque o conceito de número exige a construção mental abstrata de quantidade. O conceito de número deve ser adquirido durante a idade pré-escolar e envolve competências, como a contagem. Para que esta capacidade se desenvolva, é importante que a criança consiga entender que a cada objeto corresponde apenas um número.


À medida que vai desenvolvendo o conceito de número, a criança vai sendo capaz de pensar nos números sem contactar com os objetos. Vai estabelecendo relações e comparações entre números e começa a raciocinar sobre essas relações e a explorar diferentes representações de um mesmo número. E com o passar do tempo, aprende a fazer representações dos problemas ou até de os realizar mentalmente sem necessidade de objetos físicos.





Sem comentários:

Enviar um comentário