quinta-feira, 30 de março de 2017

Visita aos Correios e ao Sapateiro

Fomos visitar uma estação dos Correios e também comprar os selos para pôr as nossas cartas no correio. Vimos o “lado de dentro” de uma estação dos correios, conhecemos o símbolo dos CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) o cavalo, pois há muito, muito tempo atrás ainda no tempo dos reis e rainhas, o “carteiro” ia a pé, de carruagem ou a cavalo tocando a trombeta para anunciar a chegada de correio. Vimos também vários instrumentos e vestuário dos carteiros, desde os chapéus antigos até ao boné que usam atuamente e até o gorro que usam nas regiões que são mais frias.


Depois fomos tirar uma senha para pagar os selos, tivemos que esperar a nossa vez, pois tal como nós também havia outras pessoas na estação dos correios, estamos sempre a aprender estas questões de cidadania e civismo. Cada um colou o selo na sua carta e a colocou nos marcos do correio exteriores, não vimos o carteiro, que tal como nos disse a Srª Maria José anda nas ruas, a distribuir as cartas pelas moradas. Mas em breve, iremos ter uma surpresa!


Gostámos muito e agradecemos a toda a equipa que nos recebeu tão bem. Conhecemos a profissão de chefe de estação e técnicos administrativos que lá estavam a trabalhar. Só falta mesmo conhecer um carteiro! Será que o vamos conhecer?

Outra visita, outra profissão! Fomos visitar um sapateiro! A Amélia tinha umas botas estragadas e quase com um buraco na sola…fomos com ela ao sapateiro para que ele as pudesse arranjar. Chegámos lá e vimos sapatos, botas e outro tipo de calçado de toda a maneira e feitio. Vimos também alguns instrumentos e ferramentas que o Sr. Garcia utiliza para arranjar o calçado, até uma máquina de costura.

Gostámos muito de visitar um sapateiro, até porque alguns de nós nunca tinham ido a um sapateiro e nem conheciam esta profissão tão antiga. Um grande obrigado ao Sr. Garcia que nos recebeu tão bem, nos contou um bocadinho da sua vida e nos transmitiu o quanto é importante o nosso calçado estar sempre em boas condições para a nossa saúde, pois são os nossos pés que suportam todo o nosso corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário