quarta-feira, 31 de maio de 2017

O valor das tradições

“As tradições têm por objetivo garantir a transmissão de determinados conhecimentos e valores de uma geração para outra, permitindo assim que conceitos e vivências possam perpetuar-se através dos séculos. Infelizmente, nos dias de hoje, a maioria dos eventos tradicionais descaracterizaram-se do seu contexto histórico-cultural, apresentando apenas um aspeto comercial.
 A nossa herança cultural está em risco de desaparecer pela banalização comercial das nossas recordações, memórias e costumes. A tradição de um povo é o que lhe confere identidade, valor e autoestima. É importante conhecer o porquê de cada festa/comemoração, mesmo que à primeira vista ela nos pareça distante do nosso mundo.
Na vida das crianças, as tradições desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da sua identidade cultural, que virão a ser a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, quando adultos.”
Thaís H. Delboni
(psicóloga clinica, terapeuta e professora)

Por todas estas razões na passada 5ªfeira decidimos ir apanhar a nossa espiga…
…saímos ao portão da quinta e fomos até às conhecidas terras do Telhal, como lhe chama a nossa Luísa!


Pelo caminho encontrámos muitos animais, cabras (Angélica), porcos (Afonso), ovelhas (Leonor), cavalos (Tomás M.) e cães (Leonor) e fizemos festinhas (Carlota P.)
Depois viemos apanhar as papoilas e o alecrim à nossa quinta.
Foi uma manhã muito divertida, andámos muito, conhecemos novos sítios perto da nossa escola e, vivenciámos a tradição “O apanhar da espiga”. Por fim fizemos os raminhos para levar para casa com o significado de cada flor.



Sem comentários:

Enviar um comentário