Os
nossos pequenitos, depois de umas merecidas férias regressam a pouco e pouco ao
seu ambiente escolar. Estão mais crescidos pois mudaram da creche para o jardim
de infância. Têm uma sala nova e novos amigos. Esta semana aproveitamos para
matar saudades e fazer o acolhimento dos novos meninos da sala que enfrentam
agora o seu momento de adaptação.
A Educação Infantil representa uma ampliação
do ambiente social da criança, antes restrita à família. É neste ambiente que a
criança irá começar a conviver com outras crianças de sua mesma idade, repartir
os objetos e o espaço físico, compartilhar brincadeiras e atividades, ser
orientada por outros adultos que não são apenas as pessoas da família, obedecer
a regras pré-estabelecidas, diferentes das que já conhece Sendo assim, faz-se
uma análise de como facilitar esta “quebra” de vínculos que acontece entre a
criança e a família e de como estruturar novos vínculos afetivos com a equipa
escolar para facilitar a adaptação neste novo “mundo” no qual está sendo
inserida e que já está pré-organizado. A adaptação escolar deve ser
compreendida como um processo natural e singular de construção de vínculos
entre a escola, a criança e a família. Algumas crianças encontram maiores
dificuldades em separar-se emocionalmente e fisicamente de seus pais; sendo
assim, é preciso estar ciente de que a família e a criança compartilham das
mesmas ansiedades diante deste novo desafio por isso ambas devem ser acolhidas
e ajudadas a ultrapassar este momento. O processo de adaptação merece um
cuidado especial para que a criança se sinta confiante no novo ambiente. Os
primeiros dias, geralmente, são os mais complicados, e os mais importantes. O
“desgarrar-se” da família que sempre os protegeu e permanecer “abandonado”,
“sozinho”, em um ambiente completamente diferente, às vezes, representa um
grande abismo na cabeça dos pequenos. Ao mesmo tempo, estes primeiros momentos,
permitem a criança criar vínculos afetivos com uma outra pessoa, que lhe seja
próxima, proporcionando-lhe segurança e tranquilidade para a incorporação no
novo ambiente. Dr. Jacob (2004) ressalta a importância de dar toda atenção à
criança neste novo processo de criar vínculos com a escola.
Para
ajudar a este processo temos aproveitado para explorar as áreas da sala e uma
vez que o tempo tem ajudado, os espaços exteriores da quinta.
A consciência da importância do papel da educadora de infância na estruturação de uma nova geração com capacidades positivas e construtivas, é de uma importância social elevadíssima. Obrigada Teresa e restante equipa pela dedicação.
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