quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Estamos de volta

Os nossos pequenitos, depois de umas merecidas férias regressam a pouco e pouco ao seu ambiente escolar. Estão mais crescidos pois mudaram da creche para o jardim de infância. Têm uma sala nova e novos amigos. Esta semana aproveitamos para matar saudades e fazer o acolhimento dos novos meninos da sala que enfrentam agora o seu momento de adaptação. 

A Educação Infantil representa uma ampliação do ambiente social da criança, antes restrita à família. É neste ambiente que a criança irá começar a conviver com outras crianças de sua mesma idade, repartir os objetos e o espaço físico, compartilhar brincadeiras e atividades, ser orientada por outros adultos que não são apenas as pessoas da família, obedecer a regras pré-estabelecidas, diferentes das que já conhece Sendo assim, faz-se uma análise de como facilitar esta “quebra” de vínculos que acontece entre a criança e a família e de como estruturar novos vínculos afetivos com a equipa escolar para facilitar a adaptação neste novo “mundo” no qual está sendo inserida e que já está pré-organizado. A adaptação escolar deve ser compreendida como um processo natural e singular de construção de vínculos entre a escola, a criança e a família. Algumas crianças encontram maiores dificuldades em separar-se emocionalmente e fisicamente de seus pais; sendo assim, é preciso estar ciente de que a família e a criança compartilham das mesmas ansiedades diante deste novo desafio por isso ambas devem ser acolhidas e ajudadas a ultrapassar este momento. O processo de adaptação merece um cuidado especial para que a criança se sinta confiante no novo ambiente. Os primeiros dias, geralmente, são os mais complicados, e os mais importantes. O “desgarrar-se” da família que sempre os protegeu e permanecer “abandonado”, “sozinho”, em um ambiente completamente diferente, às vezes, representa um grande abismo na cabeça dos pequenos. Ao mesmo tempo, estes primeiros momentos, permitem a criança criar vínculos afetivos com uma outra pessoa, que lhe seja próxima, proporcionando-lhe segurança e tranquilidade para a incorporação no novo ambiente. Dr. Jacob (2004) ressalta a importância de dar toda atenção à criança neste novo processo de criar vínculos com a escola.


Para ajudar a este processo temos aproveitado para explorar as áreas da sala e uma vez que o tempo tem ajudado, os espaços exteriores da quinta. 





1 comentário:

  1. A consciência da importância do papel da educadora de infância na estruturação de uma nova geração com capacidades positivas e construtivas, é de uma importância social elevadíssima. Obrigada Teresa e restante equipa pela dedicação.

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