quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Aulas abertas e o Inverno


Na semana que passou tivemos as aulas abertas de Música e Educação Física. Com algumas crianças mais reservadas, outras mais confiantes nas suas habilidades mostrámos aos pais que puderam vir, um pouco do que vivemos e aprendemos com a professora Ângela e com o professor Rui. Nas aulas de música é espantoso observar a rapidez com que aprendemos as canções e a curiosidade e o entusiasmo com que aguardamos os objetos que magicamente saem da “saquinha das surpresas”. Nas aulas de Educação Física gostamos de mostrar as habilidades motoras, já prevemos alguns exercícios e a diversão é garantida.



O Inverno tardou, mas chegou. Ouvimos alguns sons da natureza associados a esta estação do ano, identificámos e reproduzimos o som do vento, da chuva e dos trovões. Falámos das roupas e do calçado da estação do Inverno.
Fizemos uma pintura com gelo e corante alimentar. Durante a pintura os comentários foram unanimes e constantes: “está frio” e “está a molhar tudo”. Depois da pintura colorimos com lápis de cor um barco moliceiro que o Gabriel nos trouxe na mala viajante e colámos sobre a pintura. No fim cada criança escolheu três peixinhos de cor a gosto e colaram “no mar”.


Ao nosso mapa de Portugal da sala adicionámos algumas imagens associadas a algumas descobertas que temos vindo a fazer. Contamos com a vossa ajuda para enriquecer as experiências ligadas ao tema anual.


Durante a brincadeira livre na sala também vão surgindo novos objetos e/ ou brincadeiras para que nenhum dia seja igual ao outro.


1 comentário: