quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

E que tal irmos à caça do urso?


Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).
A coordenação motora grossa ou ampla é aquela que permite à criança dominar o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar, correr, dançar, devendo por isso estar presentes no dia a dia da criança.
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.
Esta semana realizamos uma atividade cujo objetivo era precisamente trabalhar a motricidade global.
Primeiro ouvimos a história: ”Vamos à caça do urso” acompanhada com os respetivos sons e movimentos. Depois foi montado um circuito na sala, com o intuito de simbolizarmos uma ida à procura do urso. O objetivo era realizarmos um percurso até à “caverna” do urso para isso tínhamos um mapa para nos orientarmos e seguirmos todos os passos até lá. Tínhamos de atravessar a relva, 

o mar, 


a lama,

a floresta, 

a neve  

e finalmente chegávamos à caverna onde estaria o urso.

E assim foi, munidos dos nossos binóculos e mapa, fomos à procura do urso.



Sem comentários:

Enviar um comentário