Em cada idade o movimento toma características
significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores
tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição
influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da
experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).
A coordenação motora grossa ou ampla é aquela
que permite à criança dominar o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar,
correr, dançar, devendo por isso estar presentes no dia a dia da criança.
As
brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão,
possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e
enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.
Esta
semana realizamos uma atividade cujo objetivo era precisamente trabalhar a
motricidade global.
Primeiro ouvimos a
história: ”Vamos à caça do urso” acompanhada com os respetivos sons e
movimentos. Depois foi montado um circuito na sala, com o intuito de
simbolizarmos uma ida à procura do urso. O objetivo era realizarmos um percurso
até à “caverna” do urso para isso tínhamos um mapa para nos orientarmos e
seguirmos todos os passos até lá. Tínhamos de atravessar a relva,
o mar,
a
lama,
a
floresta,
a
neve
e
finalmente chegávamos à caverna onde estaria o urso.
E
assim foi, munidos dos nossos binóculos e mapa, fomos à procura do urso.
Sem comentários:
Enviar um comentário