quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A essência do Amor…

Quem melhor do que as crianças para nos ensinar sobre o Amor?! Amam sem filtros, sem complicações, com todo o seu coração…

As famílias da sala dos 2 anos 1 encheram-se inspiração e desvendaram-nos um pouco de como vivem o Amor, com algumas palavras mágicas para “abrir o coração” dos nossos meninos.

Fizemos na sala uma ilustração de um Lenço dos Namorados, tradicional da região do Minho. Estes lenços eram bordados pelas senhoras em idade de casar, após o trabalho no campo. Neles escreviam os seus mais profundos sentimentos e ofereciam ao rapaz amado. Se ele, no domingo, levasse esse lenço no bolso com a ponta de fora ou atado ao pescoço, era sinal de que aceitava o namoro, caso contrário a rapariga não era correspondida. Os erros ortográficos são uma das características destes lenços pois as bordadeiras, moças do povo, pouco alfabetizadas, escreviam exatamente como pronunciavam.


Esta semana, tivemos o privilégio de ter a mãe da Matilde na sala a apresentar-nos a Mala Viajante, que veio bem recheadinha para nos trazer um pouco da vila da Ericeira.

Comemos o bolinho tradicional, “o ouriço” com o qual nos deliciámos…mnha, mnha!

Vimos e mexemos em vários objetos ligados à vila da Ericeira. Ouvimos o mar através de búzios. Vimos uma prancha de cortiça feita pelo pai da Matilde, peixinhos, um barco e a Matilde e a mãe construíram um ouriço-do-mar para vermos como são (“têm muitos picos”) e uma caixinha com elementos da praia. Os nossos olhinhos e mãozinhas curiosas quiseram explorar tudo. Muito obrigada pelo tempo dedicado e pela partilha à mãe Sofia.





Sem comentários:

Enviar um comentário