quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Projeto sobre Alimentação


A Catarina, educadora voluntária na nossa sala, está a trabalhar num Projeto sobre alimentação com os nossos meninos. A alimentação nesta faixa etária é um assunto muito sensível dado que as crianças entre os 2 e os 3 anos de idade apresentam maior estabilidade no crescimento, o que pode representar numa diminuição do apetite. Por isso, as necessidades de energia e de proteínas diminuem em comparação ao primeiro ano de vida.

É natural, que nesta fase, as crianças se tornem bastante seletivas e o momento da refeição, não seja tão fácil quanto o desejado. Por essa razão, é importante proporcionarmos às crianças uma alimentação equilibrada, que assenta na qualidade de alimentos e menos na quantidade dos mesmos. É também essencial estabelecer horários regulares para as refeições e selecionar os utensílios adequados à idade, como copo, prato e talheres que potenciem o desenvolvimento da autonomia e a vontade de experimentar novos alimentos.

Um projeto sobre alimentação faz todo o sentido, para ajudar as crianças a conhecerem os alimentos, para que estes se tornem numa experiencia saborosa e mais apelativa no prato.




Ouvimos a história da “Lagartinha Comilona”.

Observámos várias frutas e legumes.

Fizemos um jogo de associação e no fim provámos várias frutas diferentes e gostámos muito.






Depois de algum tempo de pausa, a Mala Viajante foi para casa da Luana, que com muito entusiasmo mostrou aos amigos as fotografias da sua família por terras de Portugal, com experiências de praia (Nazaré) e de campo (Cadaval). A Luana gosta muito de apanhar flores, por isso também nós experimentámos “apanhar flores”, numa atividade de faz-de-conta, ao som de uma música.

1 comentário:

  1. Olá! Os verdes são o novo desafio, seja em legume ou em fruta! O famoso Kiwi de tirar do garfo, meter a mão, lamber, franzir e lamber novamente. :)

    ResponderEliminar