quinta-feira, 1 de março de 2018

Calçada Portuguesa


Com o intuito de descobrir a calçada portuguesa como objeto de património cultural do nosso país, fomos visitar a Escola de Calceteiros.

A Escola de Calceteiros foi criada pela Câmara Municipal de Lisboa em Novembro de 1986, devido à preocupação de perder os conhecimentos sobre calcetar e tem por objetivos renovar e divulgar a Arte de Calcetamento, desenvolvendo também atividades de sensibilização sobre a Calçada Portuguesa, consciencializando para a necessidade da sua preservação.

Fomos muito bem recebidos pela Teresa e pelo mestre Jorge calceteiro num dia lindo de sol nos jardins da Escola de Calceteiros e Jardinagem de Lisboa.

Vimos vários tipos de pedra, vimos vários desenhos de calçada no chão, vimos o mestre a trabalhar, experimentámos os instrumentos e tentámos partir uma pedra, não conseguimos, é muito difícil, construímos um painel de um passeio de uma rua com quadrados e triângulos e ouvimos um bocadinho de história…”D. Manuel I de Portugal ordenou que se pavimentasse a rua com a calçada portuguesa onde iria passar o cortejo real para que a sua comitiva e o animal exótico na altura, um rinoceronte branco, que seria exibido assim como outras riquezas vindas do Oriente, não se sujassem de lama, no dia do seu aniversário, uma das poucas vezes que o rei aparecia em público, daí a expressão “Quando o Rei faz anos…”.

Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora onde pudemos conhecer e valorizar o património cultural de Portugal, e ainda houve um tempinho para brincarmos no parque. Na sala, também realizámos um esboço para um desenho de uma Calçada Portuguesa.


Ainda atividades plásticas do Dia dos Namorados e Carnaval com a nossa imaginação e criatividade.


Sem comentários:

Enviar um comentário