sexta-feira, 2 de março de 2018

Descobrir Portugal


Desta vez fomos conhecer o Ribatejo (Raquel) e ficámos a saber que é a terra dos touros (Alexandre), das touradas (Violeta), das praças de touros (Tomás M.) e das largadas de touros pelas ruas (Sebastian). Também é conhecida por ser a terra dos campinos (Sebastian) que é o senhor que trata dos touros (Bárbara) usa barrete verde com uma faixa vermelha (Martim e Sebastian), calças cinzentas ou azuis escuras (Afonso), camisa branca (Tomás S.), colete (Carlota A.) e uma cinta vermelha (Afonso) e usam meias brancas e sapatos ou botas com protectores (Beatriz) para não gastarem muito os sapatos (Carlota A.).

No Ribatejo as pessoas trabalham no campo e acordam ainda de noite (Bárbara), trabalham nos campos do tomate (Afonso), do arroz (Alexandre), dos legumes (Carlota P.), dos cereais (Joana R.) e das vinhas (Martim). Aqui há muitos campos cultivados porque têm água do rio (Afonso) do rio Tejo (Sebastian e Beatriz).
   
Em algumas terras do Ribatejo, as que moram mais perto do rio também pescam (Carlota P.) pescam o sável e a lampreia.
Também ficámos a conhecer alguns trajes do Ribatejo (Alexandre) o do campino, que já falámos (Sebastian), e vimos as roupas que os meninos vestiam antes (Bárbara). Eles usavam calças ou calções com bolsos grandes (Rodrigo) para guardarem as fisgas (Martim), as ratoeiras que usavam para apanhar pardais (Alexandre) e andavam também com instrumentos tradicionais (Bárbara) como o cartaxinho (Martim) e a cana (Sebastian) que ainda se toca hoje nos ranchos folclóricos (Alexandre).
Conhecemos também uma música tradicional do Ribatejo (Raquel) que é o fandango (Sebastian), os senhores têm de dançar com os sapatos com protectores e fazer barulho quando batem com o pé no chão (Carlota A.).
No Ribatejo há um prato típico que se chama Torricado (Martim), era uma comida mais fácil para levarem para o trabalho (Matilde), as pessoas levavam o pão e faziam uma fogueira (Sebastian).
Também fizemos na nossa sala, com o pão cortado aos quadradinhos (Joana V.) pusemos no forno a torrar um bocadinho (Beatriz), depois raspámos (Bárbara) esfregámos (Carlota P.) o alho no pão (Beatriz), pusemos o sal e o azeite (Tomás M.), com muito azeite para o pão ficar bem regado com o azeite (Carlota P.) e foi ao forno outra vez (Afonso) e soubemos que estava pronto para comer quando ouvimos o azeite a ferver (Joana V.).


Sem comentários:

Enviar um comentário