Ao garantir
a riqueza da vivência narrativa, desde os primeiros anos de vida da criança,
esta contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também da sua
imaginação, que segundo Vigotsky caminham juntos: “a imaginação é um momento
totalmente necessário, inseparável do pensamento realista”. Criar o hábito da
leitura promove e aumenta a imaginação, a linguagem, o vocabulário e a escrita,
posteriormente.
Inventar,
ler e contar histórias são tarefas importantes na creche. A narrativa para a
criança envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com o seu
mundo imaginário.
Quando se
lê para uma criança não se transmite apenas o conteúdo da história, mas sim
promove-se o seu encontro com a leitura, possibilitando-lhe adquirir o gosto e
o prazer de ler, o sentido de valor pelo livro e a construção da sua identidade
social e cultural.
Segundo
Luísa Ducla Soares, o livro " não é mais que um brinquedo com
letras".
A leitura
não só desperta, na criança, o gosto pelos livros e pelo hábito de ler, como
também contribui para despertar a valorização exacta das coisas, para
desenvolver as suas potencialidades, para estimular a sua curiosidade, para se
inquietar por tudo que é novo, para ampliar os seus horizontes e para crescer,
isto é, para se tornar um verdadeiro cidadão.
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