sexta-feira, 2 de março de 2018

Creche, a descoberta da leitura


 Ao garantir a riqueza da vivência narrativa, desde os primeiros anos de vida da criança, esta contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também da sua imaginação, que segundo Vigotsky caminham juntos: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista”. Criar o hábito da leitura promove e aumenta a imaginação, a linguagem, o vocabulário e a escrita, posteriormente.
Inventar, ler e contar histórias são tarefas importantes na creche. A narrativa para a criança envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com o seu mundo imaginário. 

Quando se lê para uma criança não se transmite apenas o conteúdo da história, mas sim promove-se o seu encontro com a leitura, possibilitando-lhe adquirir o gosto e o prazer de ler, o sentido de valor pelo livro e a construção da sua identidade social e cultural. 

Segundo Luísa Ducla Soares, o livro  " não é mais que um brinquedo com letras". 


A leitura não só desperta, na criança, o gosto pelos livros e pelo hábito de ler, como também contribui para despertar a valorização exacta das coisas, para desenvolver as suas potencialidades, para estimular a sua curiosidade, para se inquietar por tudo que é novo, para ampliar os seus horizontes e para crescer, isto é, para se tornar um verdadeiro cidadão.

Sem comentários:

Enviar um comentário