“No jardim de infância, a aprendizagem das
crianças requer uma experiência rica em matemática, ligada aos seus interesses
e vida do dia a dia, quando brincam e exploram o seu mundo quotidiano.”
In
Orientações Curriculares para o Pré-escolar, 2016, pág.77
Assim fomos à descoberta, na nossa sala, de objectos que
identifiquem figuras geométricas…
…com os blocos
lógicos
Permitindo
que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e relações
como a correspondência, a classificação, a análise e o raciocínio,
imprescindíveis na formação de conceitos de matemática, contribuindo por
conseguinte no desenvolvimento da linguagem.
Como
diz Piaget, " a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento
físico e o lógico-matemático”.
No
caso dos blocos lógicos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega,
observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático dá-se
quando usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato) ",
promovendo também o desenvolvimento cognitivo da criança.
…Seguindo um padrão
Sem comentários:
Enviar um comentário