quinta-feira, 12 de abril de 2018

Brincando com a matemática…


“No jardim de infância, a aprendizagem das crianças requer uma experiência rica em matemática, ligada aos seus interesses e vida do dia a dia, quando brincam e exploram o seu mundo quotidiano.”
In Orientações Curriculares para o Pré-escolar, 2016, pág.77

Assim fomos à descoberta, na nossa sala, de objectos que identifiquem figuras geométricas…
 
…com os blocos lógicos
Permitindo que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e relações como a correspondência, a classificação, a análise e o raciocínio, imprescindíveis na formação de conceitos de matemática, contribuindo por conseguinte no desenvolvimento da linguagem.
Como diz Piaget, " a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático”.
No caso dos blocos lógicos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático dá-se quando usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato) ", promovendo também o desenvolvimento cognitivo da criança.
 
…Seguindo um padrão
 Terminámos esta nossa “brincadeira” relembrando as canções das figuras geométricas e, fazendo um pequeno grafismo em que desenvolvemos a percepção óculo manual, a coordenação motora fina, bem como as noções/conceitos referidas anteriormente.


Sem comentários:

Enviar um comentário