quinta-feira, 12 de abril de 2018

Brincar para Aprender


“O psicólogo Eduardo Sá diz que é essencial que as crianças brinquem pelo menos 2 horas por dia, sublinhando que brincar está diretamente ligado ao sucesso educativo.” Ora, nós por cá, brincámos muito e enquanto brincámos aprendemos tanto…sobre nós próprios, os outros e o que nos rodeia.
“Os estudos de Piaget e Vygostky referenciam que o brincar proporciona à criança o desenvolvimento das estruturas cognitivas, a construção da sua personalidade, o intercâmbio do cognitivo com o afetivo, o avanço nas relações interpessoais, nas interações e no conhecimento lógico matemático, a representação do mundo e o desenvolvimento da linguagem” (Andreia Mara Cortez). Por isso…Vamos Brincar muito!
Expressões artísticas e linguísticas
Desenvolvendo a criatividade e a imaginação surgiram pinturas/colagens e aguarelas sobre a Primavera.
Histórias e muitas histórias temos ouvido…sobre elefantes (“Um Elefante em Lojas de Porcelana, “Um Elefante Diferente”); sobre “Balbúrdia”; “Hoje Sinto-me…”
Voltámos ao Ribatejo
Esta semana tivemos a visita de um pai que nos veio falar sobre o Ribatejo. Aprendemos sobre as caraterísticas físicas e sociais, o rio Tejo, os cavalos e touros, os produtos/alimentos que se cultivam no Ribatejo, sobre o Fandango, os campinos, as brincadeiras como o pião ou escondidas, etc.…Mas também aprendemos como se deve montar um cavalo e sobre os acessórios necessários. Muito obrigada por esta manhã rica em aprendizagens sobre o nosso Portugal.



Sem comentários:

Enviar um comentário