“O psicólogo Eduardo Sá diz
que é essencial que as crianças brinquem pelo menos 2 horas por dia,
sublinhando que brincar está diretamente ligado ao sucesso educativo.” Ora, nós
por cá, brincámos muito e enquanto brincámos aprendemos tanto…sobre nós
próprios, os outros e o que nos rodeia.
“Os estudos de Piaget e Vygostky referenciam que o
brincar proporciona à criança o desenvolvimento das estruturas cognitivas, a
construção da sua personalidade, o intercâmbio do cognitivo com o afetivo, o
avanço nas relações interpessoais, nas interações e no conhecimento lógico
matemático, a representação do mundo e o desenvolvimento da linguagem” (Andreia
Mara Cortez). Por isso…Vamos Brincar muito!
Expressões artísticas e
linguísticas
Desenvolvendo a criatividade e
a imaginação surgiram pinturas/colagens e aguarelas sobre a Primavera.
Histórias e muitas histórias
temos ouvido…sobre elefantes (“Um Elefante em Lojas de Porcelana, “Um Elefante
Diferente”); sobre “Balbúrdia”; “Hoje Sinto-me…”
Voltámos ao Ribatejo
Esta semana tivemos a visita
de um pai que nos veio falar sobre o Ribatejo. Aprendemos sobre as
caraterísticas físicas e sociais, o rio Tejo, os cavalos e touros, os produtos/alimentos
que se cultivam no Ribatejo, sobre o Fandango, os campinos, as brincadeiras
como o pião ou escondidas, etc.…Mas também aprendemos como se deve montar um
cavalo e sobre os acessórios necessários. Muito obrigada por esta manhã rica em
aprendizagens sobre o nosso Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário