Estando
“… a noção do eu ainda em construção… o
reconhecimento das características singulares de cada criança desenvolve-se
simultaneamente com a percepção do que tem em comum e do que a distingue de
outros, pelo que o reconhecimento de laços de pertença social e cultural faz
também parte da construção da identidade…”.
(In,
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Pág.34)
Correr,
saltar, trepar, mexer os músculos, ganhar equilíbrio ajuda a criança a ganhar
uma boa postura.
Ao
brincar na natureza a criança também adquire e desenvolve a motricidade fina.
Ao apanhar pedras, folhas, paus, etc. desenvolve os movimentos finos da mão/
dedos.
Quando
a criança está na natureza mexe e descobre diferentes texturas, descobre bichos
e folhas de diversas formas e tamanhos desenvolve e adquire o raciocínio
matemático.
A
concentração desenvolve-se quando a criança é capaz de estar a desenvolver a
mesma tarefa durante um determinado tempo. Ela faz e desfaz… encontra problemas
para resolver. Resolve-os sozinha ou com a ajuda do (s) outro (s) descobrindo
soluções ao partilhar ideias e fazendo negociações.
Sem comentários:
Enviar um comentário