segunda-feira, 9 de março de 2020

Explorar e descobrir a Identidade


Estando “… a noção do eu ainda em construção… o reconhecimento das características singulares de cada criança desenvolve-se simultaneamente com a percepção do que tem em comum e do que a distingue de outros, pelo que o reconhecimento de laços de pertença social e cultural faz também parte da construção da identidade…”.
(In, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Pág.34)
Correr, saltar, trepar, mexer os músculos, ganhar equilíbrio ajuda a criança a ganhar uma boa postura.
Ao brincar na natureza a criança também adquire e desenvolve a motricidade fina. Ao apanhar pedras, folhas, paus, etc. desenvolve os movimentos finos da mão/ dedos.
Quando a criança está na natureza mexe e descobre diferentes texturas, descobre bichos e folhas de diversas formas e tamanhos desenvolve e adquire o raciocínio matemático.

A concentração desenvolve-se quando a criança é capaz de estar a desenvolver a mesma tarefa durante um determinado tempo. Ela faz e desfaz… encontra problemas para resolver. Resolve-os sozinha ou com a ajuda do (s) outro (s) descobrindo soluções ao partilhar ideias e fazendo negociações.


Sem comentários:

Enviar um comentário