“As
crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das
vivências do dia-a-dia. O papel da matemática na estruturação do pensamento, as
suas funções na vida corrente e a sua importância para aprendizagens futuras,
determina a atenção que lhe deve ser dada na Educação Pré-escolar…”In Orientações Curriculares para a Educação
Pré Escolar.p.73
…com
as folhas do Outono…
Com
o que apanhámos do nosso passeio de Outono pela “Quinta” trabalhámos várias
noções de matemática: separar/classificar, seriar/ordenar, formar conjuntos
segundo o tamanho, cor ou forma, contar e noção de número, foram algumas das
atividades realizadas.
…no
parque debaixo do sobreiro…
Em pequeno grupo, a conversa espontânea entre as crianças surgiu à medida que iam fazendo as suas descobertas, associações, raciocínio e aprendizagens: “Olha, aqui são pauzinhos, este é grande”(G.C.)…”É maior”(S.S.)…”Tenho muitas bolotas”(A.R.)…”Elas cabem aqui dentro desta coisinha”(S.S.)…”Vou pôr nos dedos, falta aqui uma”(G.C.)…”Vou buscar mais folhas”(M.S)…”Toma duas folhas castanhas”(V.L.)…”É o conjunto das folhas”(S.S.)…”Ah, está aqui um bicho”(A.R.)…”É uma formiga, não pisa”(S.D.)…
Sem comentários:
Enviar um comentário