quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A trabalhar o Outono

"O caminho do intelecto passa pelas mãos, a criança ama tocar os objetos para depois poder conhecê-los".
Maria Montessori

Durante esta semana realizámos atividades plásticas inerentes ao Outono.
Utilizámos a técnica do cotonete para preencher folhas de Outono. Trabalhámos a motricidade fina, a concentração e a agilidade.



Seguidamente, metemos mãos à obra a um grande projeto: guardar as folhas, os pauzinhos e as bolotas que andámos a recolher no jardim! Por isso, resolvemos criar uma caixa para guardar os nossos tesouros de Outono!
Começámos por pintar uma caixa de sapatos com as cores do Outono.


Posteriormente, juntámos todos os objetos que recolhemos e fizemos seriação dos mesmos: folhas para um lado, bolotas para o outro, etc.


Posto isto, guardámos todos os nossos tesouros nas nossas caixas já pintadas e prontas a guardar, com todo o carinho, todos os objetos que os meninos recolheram.


Pelo meio desta tarefa, apareceu-nos uma nova amiga: a lagartinha! Adorámos esta visita!



Beijinhos dos meninos!

A arte do trapilho

Com o trapilho estivemos a brincar
Mas nem só para cozer ele serve
Fizemos um trabalho de encantar
Na folha o desenho preserve!

Muitas aparências giras surgiam
Com os dedos a magicar
Foram artes que surgiram
E agora na parede vão brilhar!

Entre cores, cola e papel
Muitas formas criámos
Um senhor a fazer rapel
Até um coração encontrámos!

Foram experiências divertidas
Queremos fazer muitas mais
Fazemos arte com dedadas
Que não esqueceremos jamais!






Beijinhos dos meninos e das meninas da sala do 1ºAno e 4ºAno!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dando as boas vindas ao outono…

… ouvimos uma história “Adivinha o quanto eu gosto de ti no outono”, uma história contada de maneira diferente, vimos as imagens do livro no computador.
Depois de ouvirmos e vermos a história, decidimos todos que podíamos recriá-la. Então construímos a caixa onde a pequena lebre castanha se tinha escondido e, à sua volta desenhámos a história, também colámos letras que representam o texto da história. Desenhámos e pintámos a pequena lebre castanha e a grande lebre castanha.
Tivemos também uma sessão de modelagem em que cada um modelou algo sobre a história, como arbustos, árvores, caixas, lebres, etc.
Após conversarmos sobre o que acontece nesta estação do ano, fizemos as nossas árvores do outono, pintámos com lápis os troncos e, com carimbos de rolhas fizemos as folhas da nossa árvore.
Esta semana também aprendemos uma canção nova que se chama “Quando chega o outono”.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Desenhos e pintura com aguarelas.

Utilizamos as fotografias dos caminhos para fazer desenhos e pintura com aguarelas.
A Ana mostrou-nos as fotografias dos Caminhos (tiradas no dia do caracol). Tivemos de imaginar personagens para as fotos, que depois desenhamos, e no fim pintamos com aguarelas.
Gostamos desta atividade e o resultado foi este:


Do livro “Contos para rir” de Luísa Ducla Soares ouvimos a história do Pedro das Malasartes

Nesta história o Pedro é a personagem principal e só faz disparates.
O Pedro estava sempre pronto para fazer recados mas fazia tudo mal e quando lhe diziam o que devia ter feito ele respondia sempre: “ Nunca mais me vou esquecer, nunca mais me vou esquecer” …. Mas dizia sempre o que não devia porque nunca sabia o que era certo em cada vez.

Gostamos muito desta história porque foi gira e nos fez rir.

 Grupo 2

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A Arte pela mão da criatividade

Somos crianças criativas
Sempre com vontade de aprender
Temos umas mãos expressivas
Como todos vocês podem ver!

A arte é coisa muito importante
Que o corpo e a mente faz trabalhar
É um acontecimento tão brilhante
Que na sua criação queremos alinhar!


Vamos todos a arte procurar
Para o mistério desvendar
Tantas são as formas para costurar
Que vamos então aprofundar!

Pela nossa mão começa a descoberta
Pelos nossos olhos a investigação
Não temos hora muito certa
Para para este grande trabalhão!

Beijinhos dos meninos e das meninas da sala da Paula e da Vera






Mãos de artista…

Esta semana começámos a trabalhar no nosso tema anual: “Descobrir pela Arte”. Descobrir as cores e algumas técnicas. Pois é, estamos a construir o nosso placar dos aniversários. Cada estação do ano tem as suas cores e a sua técnica.
O OUTONO
O INVERNO
A PRIMAVERA
O VERÃO

A festa das cores

(A educação pela arte) ... não tende a formar profissionais, a pôr as crianças ao serviço da arte, mas sim a arte ao serviço das crianças.” (Mª Luísa Rodrigues, 1960)

Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos. A pintura estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. Usando um pincel ou outra ferramenta, as crianças expressam as suas emoções e simultaneamente estão a desenvolver os seus gostos e perfil artístico.
Resolvemos fazer uma “festa das cores”, escolhemos uma cor e pintámos o que nos apeteceu… o sol, um bolo, uma casa, entre muitos outros, pintámos porque sim, pintámos porque é bom explorar, imaginar e criar! Afinal a arte pode estar em qualquer lugar não concorda?





Beijinhos do fantástico grupo de crianças da sala mista verde J

O dia do caracol

O dia do caracol com a sala mista laranja

A aula começou com um passeio pela estada abaixo em direção aos “caminhos”

Enquanto fomos pela estrada ia-mos brincando com os arcos
Ao chegar aos “ caminhos” fizemos vários jogos

No final da aula ainda tivemos tempo para brincar e aproveitar a nossa quinta sem carros .

O Outono

Chegou o Outono e, por isso, fomos tratar da nossa horta! O entusiamos foi grande! Lá fomos nós limpar as folhas secas e perceber que alimentos vamos cultivar. A responsabilidade de cuidar e ver crescer os nossos legumes e laranjas é enorme!
Depois colocámos pedrinhas à volta da nossa laranjeira e regámo-la, para crescer estrondosa e dar-nos muitas laranjas para comermos e fazermos sumo de laranja.
E como o Outono chegou, fomos até à rua inspirar o último “ar de graça” do Verão e apanhar folhas, bolotas e pauzinhos. Tesouros muito preciosos que irão dar origem a trabalhos (na sala) muito lindos!
A união faz a força e, por isso, unimos esforços e todos recolhemos os objetos para dentro de um mesmo saco. Partilhar é tão bom!
Também aprendemos uma música sobre o Outono e explorámos o que acontece nesta estação do ano, através de uma história.


Beijinhos dos meninos!

A mangueirada

Ano novo alguns amiguinhos novos , damos as boas vindas as nossas novas amiguinhas de sala que são a Daniela, Joana Leitão e Nicole. Como já estamos crescidinhos somos nós que vamos começar a escrever no nosso blog. Aqui fica a nossa primeira noticia, sobre uma das atividades das nossas férias.

A mangueirada

Quinta feira dia da mangueirada, apanhamos um susto porque o tempo não estava como o previsto, mas felizmente começou a melhorar.

Na altura do banho a Fátima e a Josefina pregaram-nos uma partida, levaram-nos a uma banheira cheia de “cocó” de pássaro e disseram que íamos tomar banho lá dentro, nós tolos como sempre acreditamos…. Mas era só uma brincadeira, lá fomos para a relva e tomamos a nossa mangueirada . Foi tão divertido.




A importância das Rotinas

“(...) as rotinas da creche, a alimentação, o sono, a higiene... funcionam como eixos globalizadores, em torno dos quais se deve articular a ação educativa da creche.”
(Marchão, 1998, p. 11)

As situações de rotina constituem momentos privilegiados de interação adulto/ criança, durante as quais o adulto pode conversar com a criança, criar, jogar, falar, sorrir, estabelecendo uma relação afetuosa com cada criança, uma vez que cada uma delas é única e tem necessidades diferentes.


De carácter individualizado e flexível, as rotinas são também momentos de trocas intensas e de aprendizagens significativas, em que se promove a independência e a autonomia.

 O acolhimento, a mudança da fralda, as refeições e o repouso, fazem parte de uma rotina diária organizada que deve ser mantida, sendo, no entanto flexível, tendo em atenção as necessidades de cada criança, respeitando os diferentes ritmos, hábitos e preferências de cada criança.




Estas rotinas proporcionam à criança segurança, orientam a sua ação, pois vão progressivamente adquirindo uma noção de tempo e de espaço e percebendo a sequência dos vários acontecimentos diários.
Cada vez mais, estamos a adaptar-nos à nossa rotina da Creche e assim sentimo-nos mais seguros e confiantes.

O outono chegou

Esta semana, fomos procurar na Quinta, o “outono”.
Descobrimos que as folhas das árvores estão a cair e a mudar de cor.


Descobrimos também árvores com frutos de outono (marmeleiro, videira, nogueira, figueira).


Eis aquilo que pensamos sobre o outono:

“As árvores deixam cair as folhas ao chão.” (Mª Tomé)
“Os animais vão apanhar comida para guardar por causa que no inverno não encontram comida no chão por causa da neve.” (Guilherme P.)
“As folhas das árvores ficam às cores, vermelho, amarelo e laranja.” (Matias)

“As folhas estão nas árvores e quando estão secas caem.” (Francisco A.)
“Começam a aparecer os ouriços” (Joana),que vão procurar comida. (Duarte)
“A maçã é um fruto do outono.” (Isaac)
“A pera é um fruto do outono.” (Henrique)
“A maçã é o outono.” (Sofia F.)
“O outono tem maçãs.” (Francisca)
“As uvas são do outono.” (Ana Sofia)
“As folhas caem das árvores.” (André, Angelina, Tiago S.)
“O kiwi é um fruto do outono.” (Daniel)
“A abóbora é um legume do outono.” (Soraia)
“As abóboras são grandes.” (Carolina)

Fizemos desenhos sobre o outono e o grafismo da folhinha de outono.


Com as folhinhas e paus que apanhámos, fizemos conjuntos de folhas amarelas, folhas castanhas e de pauzinhos.


Colámos folhas de acordo com os tamanhos (grandes, pequenas e médias).
De acordo com o tema anual e inspirados na obra do artista plástico Jackson Polack (ritmos de outono) realizámos uma pintura colectiva com as cores do outono, ao som da área Outono, de Vivaldi.